A CONTRIBUIÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESPAÇO CRESCER NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E FAMÍLIAS ATENDIDAS
Por: CeicaLima • 31/5/2019 • Relatório de pesquisa • 9.625 Palavras (39 Páginas) • 151 Visualizações
FACULDADE ADEMAR ROSADO - FAR[pic 1]
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARIA DA CONCEIÇÃO DE CASTRO LIMA
A CONTRIBUIÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESPAÇO CRESCER NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E FAMÍLIAS ATENDIDAS
TERESINA
2018
MARIA DA CONCEIÇÃO DE CASTRO LIMA[pic 2]
A CONTRIBUIÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESPAÇO CRESCER NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E FAMÍLIAS ATENDIDAS
Trabalho como requisito para atividade de avaliação da disciplina Pesquisa III, no curso de Serviço Social da Faculdade Aldemar Rosado. Orientador: Prof. Fabrício César Moura Barbosa.
TERESINA
2018
SUMÁRIO
[pic 3]
2 A CRIANÇA NO CONTEXTO FAMILIAR E SOCIAL 04
2.1 A CRIANÇA E ADOLESCENTE COMO SUJEITOS DE DIREITO 04
2.2 DISCUTINDO O CONCEITO DE FAMÍLIA E SOCIALIZAÇÃO 08
3 RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS 15
3.1 IMPORTANCIA DA PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS 15
4 PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E FAMÍLIAS ATENDIDAS NO ESPAÇO CRESCER 15
4.1 A INSTITUIÇÃO ESPAÇO CRESCER 15
4 A CONTRIBUIÇAÕ DA INSTITUIÇÃO ESPAÇO CRESCER NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E FAMÍLIAS ATENDIDAS 15
REFERÊNCIAS 15
APÊNDICES
1 INTRODUÇÃO
A família exerce um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista que a família é a instituição que exerce poderosa influência na personalidade e na formação da consciência na criança que precisa sentir se parte de uma família que seja para ela suporte, e nela possa encontrar um espaço natural para o seu desenvolvimento moral e afetivo.
A incumbência de ensinar, em nossa sociedade, não está concentrada apenas nas mão dos professores, que não é só no âmbito escolar a aprendizagem acontece, mas também por meio do convívio familiar, nos ciclos de amizade e por meio das pessoas que julgar significativas, nos meios de comunicação de massa, das experiências vivenciadas no dia a dia, dos movimentos sociais. Entretanto, a escola é a instituição social que se apresenta com a responsabilidade de propiciar a educação sistemática das crianças
Dessa forma, a educação familiar é a árvore da ciência, cujos frutos alimentam a criança tornando a cidadã consciente de seus diretos e deveres. No decorrer dos tempos algumas famílias vêm sofrendo desgastes em seus laços afetivos e com isso o lar passou de um canto gerador de vida e diálogo para um ambiente de agitação e desencontro, quando não apenas um ambiente onde pessoas se fazem presentes somente enquanto dormem.
Assim o estudo traz como temática, “a contribuição da instituição Espaço Crescer no processo de socialização das crianças e famílias atendidas”, sob a perspectiva de que a escola e família devem participar juntas no processo da construção da cidadania, ou seja, ambas devem estar unidas para que ocorra o melhor rendimento das crianças atendidas na instituição pesquisada.
Tendo como objetivo geral: analisar a contribuição da instituição Espaço Crescer no processo de socialização oferecidas pela às famílias e as crianças. E como objetivos específicos: conhecer as atividades que contribuem com o processo de socialização das crianças e famílias, oferecidas pela instituição; verificar se a proteção social vem promovendo as garantias da cidadania das famílias atendidas no Espaço Crescer; averiguar se o rendimento escolar das crianças é prejudicado pela ausência da participação familiar e verificar a importância da família no processo de educação dos filhos junto ao Espaço Crescer.
Dessa forma, a questão problema que norteia o estudo é saber como a proteção social das famílias atendidas no Espaço Crescer vem garantindo promoção cidadã aos seus membros? As motivações que levaram à realização dessa pesquisa justifica-se pela curiosidade da pesquisadora em averiguar a importância do processo de socialização construído junto as crianças e suas famílias atendidas do Espaço Crescer, por ser uma instituição de promoção cidadã.
Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se a abordagem qualitativa, a qual permite a interpretação dos dados coletados, pois de acordo com Minayo (2010) a pesquisa qualitativa também é aquela com um nível da realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, procura responder questões extremamente especificas, portanto, este tipo de pesquisa proporciona a aproximação com o objeto de estudo.
Adotou-se a pesquisa bibliográfica, a partir da busca por fontes cientificas como livros, artigos, monografias, visando identificar as concepções de diversos autores sobre o tema investigado, procurando referências teóricas publicadas com objetivos de recolher informações ou reconhecimento prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA 2002).
Esse estudo tem caráter exploratório e descritivo, de acordo com Gil (2008), as pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de uma população, fenômeno ou de uma experiência. O referido autor também infere que a pesquisa exploratória permite ao investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema. Utilizou-se também a pesquisa de campo, na qual ocorre a observação, coleta, análise e interpretação de fatos e fenômenos que acontecem dentro do ambiente natural de vivência.
A relação entre pesquisadora – pesquisado será regida pela Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Nesse sentido, o sujeito participante da pesquisa, em caso de desistência em colaborar, tem esse direito garantido tanto pela ética do trabalho quanto pela garantia escrita explicitamente no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado pela pesquisadora e pelo pesquisado, onde cada um ficou com uma via. Nesse documento está registrado que as informações fornecidas à pesquisadora são sigilosas e que os participantes podem se retirar da pesquisa a qualquer momento, ou seja, suas informações podem ser excluídas.
...