A Exclusão Racial
Por: Gabriwell • 25/11/2017 • Dissertação • 411 Palavras (2 Páginas) • 1.575 Visualizações
O COMBATE AO RACISMO EM NÓS E ENTRE NÓS
A exclusão racial e social é uma herança dos nossos antepassados, pois é biologicamente natural do ser humano sentir preconceito em relação a quem é diferente, por possuirmos a tendência de relacionarmos com os nossos semelhantes. Porém, ninguém deve recuar diante das iniciativas de combate à discriminação somente porque é uma herança milenar. As pessoas precisam ter em mente que o preconceito é um assunto sério e, ainda por cima, considerado crime.
É verídico que nenhum lugar está protegido do racismo. Uma evidência da exclusão racial é o cenário acadêmico e profissional. Porém, ao meu ver, o Brasil está tentando combater esses fatos de forma equivocada. Cotas nas universidades para os negros, por exemplo, seria um tipo de preconceito racial, visto que isso prejudica a noção de cidadania dos negros, pois inferioriza eles perante à população branca. Podemos ver, também, vários exemplos de atitudes preconceituosas indiretas em várias situações do nosso cotidiano. Eu citaria a mídia como uma delas, pois exibem, na maioria das vezes, novelas, revistas, programas que limitam ou até omitem a participação de pessoas negras, criando uma imagem da qual, para ser belo, tem que ser branco.
No entanto, não sabemos se o Brasil está preparado para assumir outra postura diante do déficit educacional senão as medidas paliativas. Se queremos combater o preconceito e a discriminação, a solução não é impor uma igualdade mascarada e fictícia por meio de leis. Tentar impor qualquer tipo de igualdade, por força de lei, é implantar a falsidade, a hipocrisia, o desrespeito e, por consequência, a violência. Acho que a melhor solução para esse problema é admitir e esclarecer as diferenças, as aparências e as realidades para que o sistema de defesa humano as compreenda e não rejeite o que for normal e saudável. Devemos tratar todos com plena igualdade e dignidade, respeitando as diversas culturas e raças, até porque todos somos diferentes em algo, não apenas na cor da péle, mas também em gostos, opiniões e em vários outros aspectos.
Conclui-se então, neste texto, que a melhor forma de enfrentar o preconceito e a exclusão social é por meio da educação, tanto em casa, quanto nas escolas. Educação é a base de tudo no mundo em que vivemos, é preciso que haja mais investimentos em educação do que em segurança, por exemplo, pois, uma pessoa que é bem educada, vai agir com base no respeito, e é disso que precisamos para acabar com essa discriminação.
...