A INFLUÊNCIA CULTURAL AFRICANA NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
Por: Financeiro Quinta do Mar • 19/9/2018 • Artigo • 3.269 Palavras (14 Páginas) • 542 Visualizações
A INFLUÊNCIA CULTURAL AFRICANA NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
Michele Andrea Mondek
Profª Orientadora Sielei dos Santos Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (ART0260) – Prática do Módulo III
27/09/2017
RESUMO
O objetivo desse trabalho é refletir sobre a importância da cultura africana e a sua valorização diante do contexto escolar, assim contribuir com o debate sobre as diferentes questões que englobam a diversidade étnico-racial e cultural do povo brasileiro. Chamar atenção para levarmos um novo olhar em sala de aula sobre a questão das diferentes etnias presentes na nossa sociedade, bem como, aproximar os alunos das diversas formas de cultura. A atividade desenvolvida focou-se nas bonecas Abayomis e a sua importância para a formação cultural do nosso país.
Palavras chave: cultura africana, etnias, bonecas Abayomis.
1 INTRODUÇÃO
A denominada cultura afro ou cultura negra é muito rica e ultrapassa fronteiras. A influência africano no processo de formação da cultura brasileira começou a ser traçada a partir da chegada dos escravos no Brasil. Quando milhões de africanos foram forçados a deixarem sua terra natal, para desembarcarem no Brasil e exercer um trabalho escravo.
Não houve tolerância e interesse com a sua cultura, o que predominava era a cultura branca e a imposição, pela igreja católica, em reprimir seus costumes e crenças. É se grande importância levarmos para dentro da sala de aula um novo olhar para as origens desse povo, que se fundiu com o tupi-guarani existente nessas terras, já que a população brasileira possui mais da metade de seu povo se autodeclarando como preta ou parda.
Levar para a sala de aula uma nova ideia de cultura, bem como aproximar os alunos de suas origens e da origem da cultura afro-brasileira.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A definição da área de concentração História da Arte no contexto escolar, tem como o objetivo aumentar os conceitos de arte dentro do Ensino Fundamental, seres Iniciais. O tema da pesquisa será sobre a Cultura Afro-brasileira e o projeto da confecção das bonecas Abayomis, onde poderemos abranger não só a cultura negra, como também inserir os alunos no contexto, faze-los pensar na sua história e questionarem suas origens.
A cultura negra, também conhecida como cultura afro, conduz e imprimi sua marca, somando a cultura tupi, formando a cultura brasileira, pois ambas se integram. É de grande importância olharmos de forma aprimorada sobre a questão do nego no Brasil e sua cultura, pois pesquisas apontam que cerca de 50% da população brasileira é negra ou parda, logo, descendentes diretos do povo negro. Somado a isso, temos o fato do Brasil ser a segunda maior nação, fora da África, com população negra.
Quando falamos de cultura, no âmbito acadêmico e social, Arthur Ramos (apud VRUNO, 2001, p. 9) define cultura como “la suma de todas as creaciones humanas, es todo lo que el hombe hace o produce em sentido material o espiritual.” De forma mais fundamentada, o Dicionário Aurélio (2004) traz, entre outras, duas interessantes definições:
O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade (AURÉLIO, 2004).
O site Brasil Escola define cultura como: [...] tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas (BRASIL ESCOLA)
De forma mais abrangente, podemos definir cultura como um comportamento social de um grupo, pois sintetiza desenvolvimento. Cultura agrega conhecimentos, costumes, hábitos de um povo, traz herança cultural e as tradições de um grupo de pessoas. O conceito é muito amplo, sendo que existem muitas correntes com diversas definições, mas como já foi visto, todas convergem para a ideia de que cultura está ligada ao coletivo. Segundo o qual Edward B. Tylor define que cultura é “Aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.” (WIKIPÉDIA, 2014).
- CULTURA AFRODESCENTE
“O Brasil é o país que por mais tempo e em maior quantidade recebeu pessoas escravizadas vindas da África” (LIMA, Mônica apud FIGUEIREDO, Luciano, 2009, p. 12). Esse é um dado é unanime entre os historiadores, mas referente apenas ao século XVIII, onde o país recebeu 1.685.200 escravos, dos quais 1.134.600 vindos da Angola e 550.600 da Costa da Mina. Totalizando cerca de quinze milhões de africanos durante todo o período de escravidão.
Como vemos, com todo esse contingente seria impossível a cultura africana não influenciar severamente a cultura tupi-guarani. Após fazerem parte da população brasileira, os negros imprimiram suas características provenientes de seus países de origem, formando então o que conhecemos por cultura afro-brasileira.
Segundo o Censo demográfico de 2010, (IBGE, 2011), do total de q90 milhões de pessoas, 47,7% se classificou como branco, 7,6% como preto e cerca de 43,1% como pardo, cerca de 82 milhões de pessoas. Somando os dados, a população que se auto declara como parda ou preta representa mais da metade de toda a população brasileira: 50,7%. Lembrando que esses dados nos trazem informações somente sobre a cor da pele, mas se analisarmos geneticamente, estima-se que esses dados cheguem a quase 80% da população sendo mestiça, descendendo de duas ou mais raças diferentes.
Apesar de toda dificuldade que os africanos encontraram e do que foi perdido, a contribuição do negro para a formação do povo brasileiro foi primordial, não só na formação física da população, mas também no que chamamos hoje de cultura brasileira. Isso inclui diversos aspectos como a música, língua, valores sociais, culinária, dança, entre outros.
O site Brasil Escola, de forma fundamentalmente educativa, expõe que a África é um continente que, assim como o Brasil, possui grande diversidade cultural. Os africanos prezam muito a moral e a aproximam muito da religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte, etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas faziam e ainda fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas. Seus ritos são realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte. (SILVA, Helder K., 2014).
...