TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imaginação Sociológica

Por:   •  3/10/2018  •  Dissertação  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Minha Imaginação Sociológica

Quando paro para pensar no meu processo de escolarização, me lembro de muitas coisas. A escola e creche foram ambientes que me causavam várias sensações, principalmente por desde pequeno ser pobre, morador de periferia e não ter condições de ter um uniforme e material escolar de qualidade.

Na creche, me lembro dos momentos na sala de atividades (onde sentávamos em cadeiras coloridas, em círculo, uma de frente para a outra, fazíamos atividades colando arroz, feijão, etc.), no dormitório (onde na parte da tarde, tínhamos que dormir até o responsável ir buscar) e quando minha irmã ia me buscar junta de minhas primas, e cantávamos e brincávamos por todo o caminho até chegar à casa. A lembrança que tenho mais forte, é de uma bola, o mapa-múndi, que era feita de um material que quando caía no chão, quicava várias vezes. Eu e minha prima (da qual éramos muito próximos e somos até hoje), pegávamos essa bola e jogava na escada, a bola descia quicando e fazendo barulho. Achávamos aquilo a coisa mais legal e engraçada do mundo.

A escola também foi um ambiente de muito aprendizado, não só teóricos. Nesse período de ensino fundamental/médio, eu passei por três escolas. Na primeira, lembro que tinha um contato próximo com as professoras e amava a relação de carinho que tínhamos. Lembro-me que certa vez fui elogiado por saber ler muito bem, e por isso, me pularam uma série.

Mas meus irmãos iam mudar da escola e também escolhi mudar. Fui para outra escola, na qual eu passei a maior parte da minha vida. Lá foi onde sofri diversos tipos de preconceito, ia para Diretoria frequentemente por ter aprontado ou brigado, fiz amizades que seguem firme até hoje, aprendi a lidar com os altos e baixos da vida (e por isso afirmo que o aprendizado na escola vai muito além da teoria). E onde só mudei no terceiro ano do ensino médio.

        Nessa última escola, foi onde me formei e tive uma experiência maravilhosa como aluno. Já trabalhava e tinha condições de ter um uniforme e material escolar de qualidade.
Tudo era maravilhoso: a alimentação, organização da escola, relação com professores, diretoras e demais funcionários. Tive os melhores professores, em especial os de Filosofia e Sociologia. Acredito que ambos tenham contribuído para a minha escolha em cursar Ciências Sociais, pois nunca tive antes, um contato tão bom com as disciplinas, onde despertei ainda mais meu senso crítico.

Hoje cursando as Ciências Sociais, enfrento os desafios da universidade, e em específico a dificuldade de adaptação com a carga de estudo e leitura (e acredito ser um problema geral de educação pública do país). Cheguei a trancar e abandonar o semestre diversas vezes, mas a vontade de lidar com alunos, abordar certos assuntos, fazer planos de aula, organizar diário de classe, etc., que floresceu em mim desde a minha experiência no último ano do ensino médio, para mim é algo muito legal, e me incentiva demais a ser professor e seguir em frente e me formar.

Matheus Adolfo

5° Período – Ciências Sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (342.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com