A Questão Racial
Por: Vitor de Oliveira • 6/7/2021 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
Em relação a eficácia da Lei n° 10.639/03 dentro da instituição — a qual estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas — a profissional entrevistada garante que a lei tem sido cumprida. Nos conteúdos de Sociologia por ela ministrados, está presente em diferentes momentos, a partir de diferentes temas motivadores, ao longo de todas as séries do Ensino Médio, de acordo com o ''Plano de curso'' por ela proposto. Os alunos têm participação direta referentes a esses temas e além disso, a cultura afro é frequentemente abordada como tema transversal, ou seja, em pautas urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. Trazendo assim, em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira.
Na questão de promover eventos e atividades de intuito representativo racial dentro do ambiente escolar, a entrevistada confirma a existência de diversos projetos e feiras. E que a sua exposição é realizada com o intuito de abordar as diferenças culturais e não as padronizar. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim numa realidade material em que se valorize a diversidade cultural do país.
Questionada sobre a existência de um histórico ou eventos corriqueiros de racismo ou injúria, a profissional relata que mesmo havendo uma notória diminuição na frequência do número de ocorrências, infelizmente os casos de injúria e preconceitos ainda acontecem. A professora teve conhecimento de um caso ao longo dos últimos 8 anos, ocorrido durante os preparativos da ''Semana da Consciência Negra''.
Sobre como a escola se posiciona para lidar com a ocasião em questão, a entrevistada detalha o caso em que duas estudantes foram alvo de críticas por conta de seus penteados afros e forte engajamento para o evento. Desse jeito, reuniram-se com a direção do colégio e o estudante, autor das falas preconceituosas e desqualificadoras da iniciativa, foi convocado pela direção da Escola, que mediou a discussão, esclarecendo ao próprio a magnitude de seu ato, que estava cometendo uma atitude ofensiva, passível de advertência. Assim, quando isso acontece, há uma abordagem para levar o agressor a uma conscientização sobre o preconceito e suas consequências.
Ainda assim, abordada sobre como a profissional enxerga a representatividade racial na escola, ela reconhece que houve decréscimo no que se refere a desigualdade social no ambiente escolar, no entanto, ainda está longe do ideal. Considerando o grau da dívida histórica existente no país em que uns saíram na frente, com séculos de vantagem, em relação aos outros, ainda há um árduo caminho a ser percorrido em busca da justiça social.
...