A TEORIA DA HISTÓRIA
Por: Grasyyy • 16/6/2019 • Exam • 509 Palavras (3 Páginas) • 107 Visualizações
TEORIA DA HISTÓRIA
Volume 1
José de Assunção Barros
Principais pontos do livro
O volume 1 do livro teorias da História de José Barros, o autor explica sobre as questões pertinentes ao Campo disciplinar, metodologias, teorias, entre outros assuntos abordados, mostrando inicialmente, o que é a teoria e metodologia, qual a sua formação e diferenças entre esses temas.
O tópico 1 do livro explica sobre a teoria e a formação do historiador, como a partir deles é formado o campo disciplinar seja de qual for a disciplina, esse campo é histórico, pois ele vai surgindo, começando a ser percebido como um campo disciplinar.
Um campo disciplinar é histórico mesmo que se refere à suas regras, que podem ser definidas a partir de seus embates internos, em alguns casos. “O campo é um jogo no qual as regras do jogo estão elas próprias postas em jogo” ( BOURDIEU,2003:29).
Sendo assim Barros aponta como é constituído um campo disciplinar de saberes e práticas, apontando os principais elementos para a construção de uma disciplina, começando pelo seu campo de interesse, outras disciplinas podem dispor do mesmo campo de interesse, como as ciências humanas que abrange , História, Psicologia, antropologia, tendo como seu objeto de estudo aquilo que é humano, porém em um certo nível de profundidade cada disciplina tem a sua singularidade, aquilo que caracteriza a sua identidade.
Cada disciplina possui sua singularidade, aqui entendida como conjunto de seus parâmetros definidores, ou como aquilo que torna realmente única, específica e que justifica a sua existência. (...) embora cada campo de saber apresente certamente uma singularidade/ que lhe faz único e lhe da uma identidade, não existe um só campo disciplinar que não seja construído e constantemente reconstruído por diálogos e oposições interdisciplinares.
A interdisciplinaridade entre as disciplinas, também é um ponto de construção de uma outra, pois a solidariedade que se estabelece entre antigos e novos campos, faz com que o que já é consolidado se estabeleça criando uma nova, com que um novo campo surja a partir de desdobramentos de campos já existente.
Tendo assim diversos aspectos para a construção de um campo disciplinar, como aspectos expressivos, aspectos metodológicos, aspectos teóricos, (esses três tópicos referem-se ao fato de que nenhuma disciplina se desenvolve sem que sejam construídas certas práticas discursivas, metodológicas e teóricas). Oposições e diálogos (entre várias disciplinas é inevitável), interditos, (aquilo que se coloca com proibido, para praticantes de uma determinada disciplina), rede humana, ( trata-se do próprio ato de fazer, os próprios indivíduos de um determinado campo se modificam, com maior ou menor grau de impacto no exercício de seu oficio), olhar sobre si, (reflexão sobre o campo, amadurecimento).
Uma disciplina se define por um domínio de objetos, um conjunto de métodos, um corpus de proposições consideradas verdadeiras, um jogo de regras e de definições, de técnicas e de instrumentos: tudo isso constitui uma espécie de sistema anônimo a disposição, de quem quer ou pode servir dele.
(FOUCAULT, 1996:30)
O que é teoria ?
...