A Tecnologia e a Educação Cristã
Por: CLARISSABG • 26/4/2022 • Resenha • 757 Palavras (4 Páginas) • 97 Visualizações
A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ
Quando abordamos o tema “tecnologia”, nos traz a mente a ideia de algo novo ou recente sobre conhecimento científico, ou sobre métodos e técnicas que nos ajudarão na solução de problemas. Mas a questão é que a tecnologia não é algo tão recente assim, isso nos leva a pensar na descoberta do fogo, na criação da roda, na escrita, a eletricidade, os meios de locomoção e comunicação, as armas e tantas outras coisas que fazem parte da vida do ser humano. No tempo em que vivemos onde resultados precisam ser apresentados a qualquer custo e a todo momento, a tecnologia vem para nos auxiliar a executar tarefas com maior precisão e êxito.
A tecnologia tem se feito cada dia mais necessária e abrangente em muitas áreas, mas vamos citar uma específica, a da educação, causando grande impacto. Hoje é raro as pessoas não possuírem celulares de última geração, computadores, internet, etc. Esta tecnologia está a favor da educação secular e deve estar a favor também da educação cristã, que precisa buscar novos métodos e enfrentar esse desafio para despertar o interesse dos Cristãos pelo ensino das Escrituras. A educação cristã é um processo de educação e aprendizado sustentado pelo Espírito Santo e baseado na Palavra de Deus, que apoia a renovação e a transformação de pessoas. Mas como usar essa definição e introduzir novos métodos atuais e modernos? Sendo a tecnologia uma ferramenta das instituições de ensino, é usada para facilitar a aprendizagem, e isto tem sido desafiador na educação religiosa, cursos teológicos e capacitações sem fugir do fundamento e da ideia que deve ligar a teoria à prática. Tanto a falta como a utilização equivocada da tecnologia podem levar o aluno a apresentar desinteresse pelo conteúdo e consequentemente pela instituição.
A geração em que vivemos nasceu e se desenvolveu em meio a uma revolução digital, por isso a importância de trabalhar o ensino através dela com fortes aliados como a infraestrutura, o conteúdo e a formação de educadores. Torna-se indispensável a utilização de métodos que levem o estudante a se tornar o protagonista do seu aprendizado, deixando de lado os métodos mais antigos de apenas o educador transmitir conhecimento. Nesse caso o educador passa a ser a mola propulsora colocando a escola em harmonia com a realidade do estudante, ele passa a ser um facilitador. Inovar não é apenas adotar novas tecnologias, é mudar a cultura do ensino, é começar a pensar diferente, é entender a inovação como um elemento estimulador de novas formas de aprender e de ensinar.
CONCLUSÃO
Analisando o conteúdo proposto e descrito, podemos concluir que a tecnologia, assim como toda a ciência está a serviço da Teologia. A ciência tecnológica faz parte da vida do ser humano desde a hora que nasce até a sua morte de várias maneiras. Uma área muito significativa é a da educação, neste caso citamos a Educação Cristã, que é baseada na Bíblia, é Cristocêntrica e sustentada pelo poder do Espírito Santo.
A Tecnologia veio facilitar o processo de aprendizado nas escolas eclesiásticas. Os métodos utilizados fazem com que o aluno não veja o ensino cristão como ultrapassado e venha a cada dia despertar mais interesse por ele. A Palavra de Deus não pode de forma alguma ser substituída ou modificada, mas pode chegar até as pessoas que necessitam de forma mais rápida graças a tecnologia. Hoje muitas pessoas recebem a Palavra e o ensino através de transmissões via internet, vídeo aulas, redes sociais e etc. Tecnologia e Educação Cristã podem e devem andar juntas.
...