AS INFLUÊNCIAS DA ERA DIGITAL NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS
Por: Nathalia Alexandre • 8/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.687 Palavras (15 Páginas) • 211 Visualizações
AS INFLUÊNCIAS DA ERA DIGITAL
NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS
RESUMO:
Como indivíduos se comunicam é base de estudo desde os tempos primórdios, fato que continua adaptando-se com o passar dos anos. E nossa geração vive na constante mudança drástica das formas de comunicação com o alto alcance da internet nas nossas vidas pessoais. Compartilhamos nossas vidas vias mídias sociais, trocamos mensagens e procuramos coisas fundamentais como trabalho, namoro e amizade pela internet. Há nova forma de comunicação verbal e não-verbal é caso de estudo nesse artigo onde vemos as correlações que a era digital trouxe para a cada indivíduo, suas problematizações e melhorias.
PALAVRAS-CHAVES: comunicação; mídias sociais; relações; sociedade; tecnologias.
INTRODUÇÃO
Acordo com o site significados.com, o relacionamento interpessoal implica uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade. O conceito de relação social, da área da sociologia, foi estudado e desenvolvido por Max Weber. Em base, relacionar-se é um ato seletivo humano. Aceitando as regras e termos de socialização de um determinado grupo, determinado na harmonia e no bem-estar social.
Os novos avanços tecnológicos mudaram drasticamente na forma como indivíduos se comunicam. Com diferentes métodos de comunicação on-line, a mídia social tornou-se um componente na interação interpessoal. Ao mencionarmos relações interpessoais modernos, logo pensamos em plataformas sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube (para mencionar alguns) e muitas outras redes sociais. Plataformas que sem dúvidas alteraram a forma de interação, criando um novo sistema de mensagens por quais as pessoas tentam se entender verbalmente e não-verbalmente. Há uma necessidade humana em estar em constante conexão um com o outro, o que tornar-se mais fácil online, constantemente checando email, o status no Facebook, usando celulares e laptops em qualquer lugar. Temos uma nova norma social nos espaços comunitários. O papel das relações digitais é crucial para entendermos sem restar dúvidas que existe interpretações diversas do que significa relacionar-se na era digital.
Discutimos sobre os efeitos da era digital e sua influência a longo-prazo na sociedade, porém: já vivemos na era digital. Tornou-se uma parte fundamental de como convivemos em sociedade, especialmente para a geração Z que tem suas primeiras experiências sociais através da internet. Dia após dias, mais pessoas estão conectando-se, tornando-se viciadas e índices que só crescem do vício pelas mídias digitais. E isso nos leva ao questionamento: Quais são as contribuições das redes sociais para a comunicação interpessoal? Como impacta a forma que os humanos se relacionam? O que está sendo perdido na comunicação verbal versus comunicação digital? Estudos mostram os impactos negativos das relações interpessoais na era digital, o que veremos nesse artigo.
UMA ANÁLISE DAS COMUNICAÇÕES HUMANAS
Antes do século XX, os relacionamentos eram pensados de forma tradicionalista. Somente durante a era da Revolução Industrial que vimos uma mudanças rápidas na tecnologia, com as invenções do telégrafo e das rodovias, que permitiam a comunicação entre pessoas mesmo que estivessem longe uma da outra. Contudo, ainda havia a necessidade de manter-se conectado um com ao outro em certo nível, tendo que agendar e esforçar-se para manter essas conversas ativas. Esse primeiro marco na tecnologia levaria ao nascimento da internet, não apenas a globalização da mesma, mas investimento em tecnologias que usam a internet para mudar a forma de comunicação através do mundo. Em contraste as conversas por telégrafo do século XX, suas conversas limitadas, que geralmente levava um dia ao outro para serem transmitidas, agora tornaram-se comunicação em massa através das redes sociais. Evoluindo a interação entre remetentes e destinatários ou entre provedores de conteúdo e seu público.
Independente do espaço, do tempo, aparência ou da sua capacidade mental de enfrentar a socialização, através do mundo virtual, as pessoas são capaz de facilmente, rapidamente e confortavelmente permanecerem conectadas. É um dos pontos que não podemos ignorar quando discutimos relações virtuais, o motivo por qual essas novas tecnologias estão se tornando mais populares do que os métodos tradicionais de relacionamento. Segundo Andrade (2014, p.10) ‘‘a sociedade da informação é uma sociedade interligada, flexível, participada, móvel, criativa, onde a informação e o conhecimento são gerados e partilhados em ambientes cada vez mais mediados por tecnologia’’.
No século XXI, a mídia social tornou-se uma parte integral no mundo moderno e demonstra um uso indispensável para a nova geração. De acordo com uma pesquisa do IBOPE em 2014, 76% dos jovens usam a internet para se informarem, ainda sobre informação, 93% buscam jornais e 72% assistem a séries e filmes. Em todas as opções, os jovens votaram majoritariamente para o uso das mídias de comunicação, com os jovens entrevistados apontando que usam 66% para entretenimento e 49% para tarefas habituais. Uma pesquisa recente, feita em 2015 pela SECOM, reafirma o uso dos dados e a idade dos usuários conjunto seu uso semanal.
Os dados mostram que 65% dos jovens com até 25 anos acessam internet todos os dias. [...] Entre os entrevistados com renda familiar mensal de até um salário mínimo (R$ 724), a proporção dos que acessam a internet pelo menos uma vez por semana é de 20%. Quando a renda familiar é superior a cinco salários mínimos (R$ 3.620 ou mais), a proporção sobe para 76%. Por sua vez, o recorte por escolaridade mostra que 87% dos respondentes com ensino superior acessam a internet pelo menos uma vez por semana, enquanto apenas 8% dos entrevistados que estudaram até 4ª série o fazem com a mesma frequência. (BRASIL, 2015, p. 49).
O LADO POSITIVO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ERA DIGITAL
Esses resultados demonstra que dia após dia, as pessoas estão se tornando mais dependentes das mídias sociais, resultando no questionamento: quais são as contribuições longo-prazo das redes sociais nas relações interpessoais? Quanto mudou entre as relações dos seres humanos desde então? A maioria das pesquisas nesse campo apontam que além de todas a vantagens, as redes sociais tem vários impactos negativos
...