ATPS CONTABILIDADE AVANÇADA II
Por: jefersondalto • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.173 Palavras (13 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1]
ANHAGUERA-UNIDERP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADOS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE AVANÇADA II
CONTABILIDADE AVANÇADA II
MANAUS-AM
2015
[pic 2]
ANHAGUERA-UNIDERP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADOS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE AVANÇADA II
ALCILENE CONCEIÇÃO DA SILVA MOTA – RA: 380178
ALESSANDRA CAMPOS DA SILVA – RA: 377308
JEFERSON MATIAS DA SILVA – RA: 400013
JOSÉ ALVES LIMA FILHO – RA: 399981
CONTABILIDADE AVANÇADA II
Trabalho de ATPS de Contabilidade Avançada II do Curso Ciências Contábeis Bacharelados, a Bancada Examinadora da Universidade Anhanguera Educacional, com Requisito de obtenção de nota sob a orientação da Prof. ME. (EAD): Wagner Luiz Villalva E o tutor: Marcelo Lins.
MANAUS-AM
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 18
3. OPERAÇÕES BÁSICAS QUE AS PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS ENVOLVEM
4. AGIO OU DESAGIO NA AQUISIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA
5. JOINT VENTURE
6. APLICABILIDADE CONTÁBIL DOS JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. INTRODUÇÃO
O processo de ensino e aprendizagem inerente à disciplina Contabilidade Avançada II ensaia o estudo e a pesquisa e o debate acerca de alguns conhecimentos considerados complexos e estratégicos no contexto dessa importante ciência social, que é a Contabilidade. Pode-se abreviar ou agendá-la como sendo o estudo dos ajustes e técnicas de elaboração das demonstrações contábeis no contexto dos conhecimentos específicos da Contabilidade Superior, assim considerados em função do nível de complexidade e aprofundamento que a sua adoção exige dos profissionais envolvidos. A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina de Contabilidade Avançada II é componente curricular do Curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp. A presente atividade irá ajudar o aluno a entender temas como a Avaliação de Investimento em Participações Societárias, os principais pontos de uma Joint Venture, e a aplicabilidade contábil dos juros sobre capital próprio.
2. PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 18
O objetivo do Pronunciamento CPC 18 é estabelecer a contabilização de investimentos em coligadas e em controladas e definir os requisitos para a aplicação do método da equivalência patrimonial quando da contabilização de investimentos em coligadas, em controladas e em empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures).
Este Pronunciamento deve ser aplicado por todas as entidades que sejam investidoras com o controle individual ou conjunto de investida ou com influência significativa sobre ela. Organização Coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa.
São utilizados neste pronunciamento os seguintes significados;
Coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa.
Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um grupo econômico, em que ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fosse uma única entidade econômica.
Método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida.
Negócio em conjunto é um negócio do qual duas ou mais partes têm controle conjunto.
Controle conjunto é o compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle.
Empreendimento controlado em conjunto (joint venture) é um acordo conjunto por meio do qual as partes, que detêm o controle em conjunto do acordo contratual, têm direitos sobre os ativos líquidos desse acordo.
Investidor conjunto (joint venture) é uma parte de um empreendimento controlado em conjunto (joint venture) que tem o controle conjunto desse empreendimento.
Influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.
3. OPERAÇÕES BÁSICAS QUE AS PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS ENVOLVEM
Participações Societárias são aplicações de recursos que determinada empresa, doravante denominada investidora, efetua na aquisição de ações ou cotas de outra empresa, doravante denominada investida, com o objetivo de:
...