Análise Opinativa Sobre a Validade da Balança de Poder nos Dias Atuais
Por: Isabela Camargo • 31/8/2020 • Resenha • 382 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
"A teoria do equilíbrio de poder cresceu a partir de muitos séculos de multipolaridade e algumas décadas de bipolaridade. Hoje, o mundo é caracterizado por uma unipolaridade sem precedentes. A teoria do equilíbrio de poder, portanto, não pode fornecer orientação para o mundo em que nos encontramos". (Meicen Sun,2014)
O debate do equilíbrio de poder sempre esteve em pauta na área de Relações Internacionais, sendo assim, esse tema não se abstêm, somente se adapta a pesquisa de acordo com o momento enfrentado pelo mundo. O equilíbrio de poder, como sugere Waltz, é um "resultado" - uma variável de resultado que reflete o efeito causal das variáveis explicativas que são, em sua teoria, anarquia e distribuição de poder no sistema internacional.[1]
A partir desse argumentação e baseando no Balance of Power Theory in Today’s International System da autora Meicen Sun, a analise opinativa parte do pressuposto de Mearsheimer afim de demonstrar a validade da balança de poder nos dias atuais. John Mearsheimer afirma que os estados preocupados com o equilíbrio de poder devem pensar em termos de ganho relativo e não absoluto - ou seja, sua vantagem militar sobre os outros, independentemente de quanta capacidade cada um deles tenha. A lógica subjacente aqui é ao mesmo tempo intuitiva - um sistema de autoajuda e estados interessados, "quanto maior vantagem militar um estado tem... mais seguro ele é" (Mearsheimer 1994-95, 11-12).
Após a Guerra Fria, aparentemente as preocupações referentes ao poder militar diminuíram, o que antes representavam uma polarização e uma balança de poder entre dois países, hoje se tornou uma preocupação econômica.
Com a grande ascensão dos Estados Unidos, o mundo viveu anos de uma unipolaridade fortalecida, que vem decaindo ao passar dos anos, o equilíbrio de poder neste quesito foi cada vez mais afastado, uma vez que um país em especial tomava decisões perigosas e mesmo assim não era barrado. Com o crescimento acelerado da China e de outros países menores, a unipolaridade pertence menos ao país norte americano. Mesmo assim, a balança de poder não se fortificando visto que países ainda tomam decisões predominantes no sistema internacional.
...