Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Por: valxdotcom • 19/3/2022 • Artigo • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 403 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSOS
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
CST em Automação Industrial
CST em Gestão da Tecnologia da Informação
CST em Redes de Computadores
CST em Jogos Digitais
PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar
1º/4º Semestre - 2022
- PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
- TEMA
Projeto de Ampliação da Estrutura de TI de uma Startup.
- OBJETIVO GERAL
Tendo por base os conteúdos das disciplinas de Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação, Estatística, Fundamentos de Sistemas Operacionais, Lógica, Desenvolvimento Sustentável e Comunicação Aplicada, o grupo do PIM deverá apresentar um Projeto de Ampliação dos recursos básicos de infraestrutura de TI de uma Startup.
- Objetivos Específicos
- Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre arquitetura de computadores, lógica e sistemas operacionais;
- Desenvolver a capacidade de identificar as necessidades do usuário e traduzi-las com soluções;
- Argumentar e discutir as tecnologias utilizadas nos projetos de sistemas computacionais; e
- Fomentar o hábito de trabalho em equipe e execução de projetos envolvendo múltiplas disciplinas.
- DISCIPLINAS CONTEMPLADAS
Base: Organização de Computadores, Fundamentos de Sistemas Operacionais, Lógica, Estatística e Princípios de Sistemas de Informação.
Complementar: Desenvolvimento Sustentável, Comunicação Aplicada.
- CONTEXTUALIZAÇÃO DO CASO
Pela revisa exame (https://exame.com/bussola/mercado-de-startups-ignora-a-pandemia-e-cresce-no-brasil-em-2021/) as restrições da pandemia não frearam o mercado de startups no Brasil em 2021, continuou crescendo. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, de 2015 até 2019, o número saltou de uma média de 4.100 para 12.700 startups criadas, representando um aumento de 207%. Hoje, o país tem 14.065 startups distribuídas em 78 comunidades e 710 cidades brasileiras.
No ranking de estados com mais startups no Brasil, São Paulo lidera, com 4.027 empresas, seguido de Minas Gerais, com 1.240, Rio Grande do Sul, com 976 e Rio de Janeiro, com 880.
Em relação ao mercado de atuação, 9% das startups brasileiras são voltadas para a educação, 7% direcionada para outros serviços, 6% para finanças e 5% para saúde e bem-estar. Sendo que 47% das startups brasileiras tem como público-alvo B2B, ou seja, negócios para negócios; 29% para B2B2C (negócios para negócios e consumidores) e 19% B2C, negócios para o consumidor.
A startup deste PIM é uma da área de inovação e tecnologia que participou do Start-Up Brasil, que é um programa nacional de aceleração de startups, uma iniciativa do governo federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com gestão da Softex e em parceria com aceleradoras, para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica – as startups (https://www.startupbrasil.org.br/sobre_programa).
Recentemente esta startup recebeu um grande aporte financeiro para ampliar seu negócio e pretende deixar o pequeno espaço físico da incubadora e alçar voo solo, para tanto já tem em vista um novo local na região central da cidade próximo ao centro econômico local e precisa neste momento adquirir computadores, licenças de softwares, entre outros temas de infraestrutura.
- ATIVIDADES
Cada grupo de PIM deverá apresentar o projeto de ampliação da estrutura de TI de uma startup, contemplando os seguintes itens e relacionamento com as disciplinas:
- Com o auxílio da disciplina de Organização de Computadores apresentar recursos computacionais que podem ser utilizados no novo espaço (estações de trabalho, recepção, sala de reuniões, dentre outros);
- Com base no conteúdo da disciplina de Fundamentos de Sistemas Operacionais definir o Sistema Operacional a ser utilizado nos computadores da startup, apontando pontos positivos com a sua escolha;
- Com o auxílio da disciplina de Princípios de Sistemas de Informação apresentar as aplicações que serão utilizadas nos computadores da startup;
- Com base no conteúdo da disciplina de Estatística fazer comparativo com números e gráficos, bem como apresentar tamanho de amostras, tabelas e cálculos estatísticos sobre a participação no mercado de trabalho dos profissionais que trabalham em startup.
- Com base no conteúdo da disciplina de Lógica elaborar os fluxogramas da rotina de trabalho dos funcionários do escritório;
- Com base na disciplina de Desenvolvimento Sustentável apresentar estratégias para menor consumo de energia elétrica dos equipamentos de informática bem como o descarte de equipamentos obsoletos ou com defeito para a startup;
- Com o auxílio da disciplina de Comunicação Aplicada, definir uma estratégia de comunicação para a startup. Nesta estratégia é necessário incluir: objetivos; definição de público-alvo; canal de comunicação; estrutura da mensagem; ferramenta de comunicação. É necessário também construir um press-release.
Observação: Press release é um material de divulgação produzido pela assessoria, escrito na forma jornalística, embora não tenha finalidade de ser utilizado como texto pronto pela imprensa. O objetivo do release é sugerir o assunto, estimular a investigação.
Serão privilegiados os trabalhos mais criativos e com mais recursos e que interajam com a comunidade local próxima ao campus.
O PIM deverá ser normalizado de acordo com o guia de normalização de trabalhos acadêmicos (disponível no site da UNIP em: http://www.unip.br/servicos/biblioteca/guia.aspx).
O PIM deverá ser “postado” no sistema de trabalhos acadêmicos da UNIP dentro do prazo. Se isso não for feito, o aluno será reprovado. Deverá também ser entregue uma cópia impressa ao coordenador do PIM.
INSTRUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO
- O Projeto PIM deverá ser em grupo, de no máximo 6 alunos.
- Os grupos deverão comparecer nos dias definidos para os encontros com o coordenador do projeto para que este avalie o andamento dele.
- O professor coordenador do PIM deve escrever, periodicamente, um breve relato de cada projeto, e da situação de cada componente do grupo, e enviar para o Coordenador do curso. As Fichas de Controle deverão ficar em uma pasta em poder do professor coordenador do PIM. No final do semestre as fichas deverão ser arquivadas no prontuário dos alunos.
- Não formar grupos com alunos de mais de um curso e não formar grupos com alunos do 4° semestre com alunos do 1° semestre.
- Cada grupo deverá fazer uma apresentação oral do projeto usando slides do elaborados em POWERPOINT ou equivalente, a qual também deverá ser postada, mesmo que seja em arquivos compactados.
AVALIAÇÃO
A nota final do PIM é definida exclusivamente pelo coordenador do projeto.
Critérios de Avaliação
...