Análises e Percepções Sobre o Site do INPI
Por: gersonmc • 3/11/2016 • Relatório de pesquisa • 464 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
Atividade 1 – análise e percepções site INPI
Esteticamente primeira impressão do site é que a pagina “home” dá uma conotação muito suja com demasiada quantidade de informações, algumas talvez não tão interessante, o que pode torna-lo confuso.
Em “Quem Somos”, há um histórico muito resumido, com pouca informação histórica, não constando a missão e visão corporativa, e não deixando claro quais são os rumos institucionais que o INPI pretende. Uma parte interessante que é o planejamento estratégico, o donwload do arquivo não funciona. Já as estatísticas sim, apresentam uma riqueza e detalhamento de alguns dados que permite uma ampla visão do movimento de registro de propriedade intelectual no Brasil. No item que indica como atuar no INPI também é pobre em detalhamento de informações e instruções.
Em “Serviços” é mostrado links para diversas ações on-line não muito bem organizadas mas que dispensa maiores comentários.
Em “Agenda Oficial” também apresenta apenas uma visão de transparência dos compromissos internos.
Em “Cooperação” traz algumas informações interessantes sobre a CONAC e CGAR e a lista das instituições parceiras conveniadas em âmbito regional e nacional. Já em âmbito internacional, expõe as ações do CGCOM, porém muito simplista.
Em “Academia” traz uma informação que particularmente achei bastante interessante pois não tinha a informação que o INPI atuava ministrando cursos acadêmicos.
Em “Concursos” nada de novo e sem comentários
Em “Legislação” fornece ampla e claras informações sobre as leis normas e regulamentos aplicáveis a toda a matéria. É um dos pontos onde mais informações reunidas e organizadas podemos encontrar.
Em “Licitações” nada de mais interessante ao público externo.
No campo lateral esquerdo há um “menu” secundário com informações bastante interessantes e detalhadas sobre todos os processos disponíveis na instituição, chamando bastante atenção a didática para instruir os caminhos a serem percorridos para a obtenção dos diversos tipos de modalidades de propriedade intelectual.
Tomei a liberdade de utilizar o sistema “Fale Conosco” realizando uma pergunta bastante simples cuja resposta poderia ser encontrada no próprio site. Após dois dias ainda não houve retorno (não é um serviço rápido).
Um ponto interessante é que se possibilita fazer a solicitação do processo on-line e também visualizar em que fase o processo tramita dentro do INPI. Ou seja é possível monitorar e se for o caso controlar os tempos de tramitação.
...