BIBLIOTECÁRIO: UM MEDIADOR CULTURAL PARA A APROPRIAÇÃO CULTURAL
Por: Matheus Gamer • 1/9/2018 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Professor: Murilo Silveira
Aluno: Caio Felipe Rocha dos Santos
RESENHA DO TEXTO
BIBLIOTECÁRIO: UM MEDIADOR CULTURAL PARA A APROPRIAÇÃO CULTURAL
A Mediação cultural é um requisito fundamental para a formação de um bibliotecário. O bibliotecário não desenvolve apenas a veia técnica da profissão, mas também deve desenvolver a veia cultural, pois a profissão do bibliotecário tem função social que vai além da função técnica.
Nos dias de hoje a mediação está muito ligada à tecnologia, e o mediador precisa estar atualizado juntamente com as técnicas de mediação, para facilitar tanto o acesso à mediação por parte do público, quanto a conexão do mediador bibliotecário com a população.
De acordo com Davallon a mediação está dividida em 5 áreas: mediação mediática, mediação pedagógica, mediação institucional, mediação técnico-social e mediação cultural. Esta última sendo uma das funções do bibliotecário. Antes o bibliotecário não tinha o foco na parte social da sua profissão, o foco era mais na técnica e na organização, mas isso vem sendo mudado com o tempo, onde esse trabalho de mediador cultural vem sendo cada vez mais associado ao bibliotecário.
Com o papel de mediador, o bibliotecário deve ser o acesso entre a população e a cultura, sendo ele quem leva o indivíduo a entrar em contato, conhecer e apropriar-se de sua própria cultura, guiando o indivíduo a formar sua própria opinião, assim sendo o mediador cultural deve ser imparcial, sem colocar sua visão e posicionamento no objeto cultural que está sendo mediado, pois expor seu posicionamento pode afetar o indivíduo, e alterar sua visão sobre o objeto que está sendo mediado, não formando uma opinião, mas se apropriando da opinião do mediador.
A mediação cultural tem função de alterar o indivíduo - aquele que se permitir ser mudado - absorvendo o conhecimento cultural, e não apenas mudando a si, mas também usando aquele conhecimento para alterar o ambiente ao seu redor.
Portanto, a figura do mediador é importante para a construção social, sendo um agente modificador que altera o seu ambiente e os indivíduos presentes nele, através do objeto cultural. Sendo o bibliotecário mediador a ponte entre o indivíduo ou grupo, e a cultura.
...