Ciências Sociais
Por: Alessandra Dutra • 2/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.169 Palavras (5 Páginas) • 109 Visualizações
Ciências Sociais
4.0 O objetivo primeiro da disciplina Ciências Sociais é levar os alunos a compreender que o capitalismo é um modo de organização econômico e sócio construído historicamente e quais são os fundamentos teóricos desse modelo de sociedade.
O Brasil passou por muitas mudanças ao longo de 20 anos, é considerado um país democrático e com diversidade de prática participativa.
O Estado liberal surgiu após a revolução francesa de 1789 e atendia aos interesses da burguesia e garantia a Idéia de liberdade, no Estado liberal,o papel do Estado era apenas assegurar a paz externa e a segurança interna e os membros da sociedade tinham a livre iniciativa ao exercício da atividade econômica .
Após o surgimento do Estado Social no final do século XX, AO Estado passou a intervir nas relações produtivas que eram apenas de competências exclusiva do setor privado e passou assumir a responsabilidade social.
Esse novo modelo de Estado caracterizava-se com o Estado Intervencionista e garantidor de direitos, como saúde, educação,lazer, habitação , alimentação, previdência e assistência social.Porém com tanta demanda e obrigações ,o Estado Social mostrou –se incapaz de oferecer qualidade na prestação dos serviços.
Na segunda metade do século XX, o modelo gerencial de estado surge da ineficiência do Estado em prestar todas as atividades de interesse público, sozinho.
Em 1995 teve inicio no Brasil a Reforma da Gestão Pública, a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso, de autoria de Bresser Pereira.
Bresser iniciou sua análise, apresentando a crise global vivenciada pelos Estados Modernos a partir dos anos 70, demonstrou redução de taxas de crescimento econômico, aumento da inflação e desemprego. A reforma foi baseada em quatro principais problemas: a delimitação do tamanho do Estado, a redefinição do papel regulado do Estado, a recuperação da governança e o aumento governabilidade.
Suas recomendações deram origem ao Plano Direto, operacionalizado vai Emenda Constitucional n° 19 de 1998. As atividades estatais foram divididas em dois grupos:
Atividade s exclusiva do Estado executadas pela cúpula da administração e consiste em legislação.
Atividade não exclusiva do Estado consiste nos serviços competitivos e atividades de apoio.
Já o governo que sucedeu ao de Fernando Cardoso, foi necessário manter e ampliar políticas de compensação à concentração de renda a desigualdade sócias que nos tempos de hoje ainda continua muito grande.
4.1 Descreva o impacto das questões relativas à participação do Estado, à política e às relações de poder no processo de transformação da sociedade.
O poder se expressa nas diversas relações sócias, podemos dizer que onde existe relação de poder, existe política.
A política se encontra nas diversas formas e esta relacionado ao Estado, quando alguém deseja algo depende da vontade do outro,esse desejo estabelece uma relação de dependência e isso pode ser definitivo como relação de poder.
O poder político está atrelado ao conceito de poder social, a idéia de Poder está conectada a possibilidade ou capacidade geral de agir, nesse o ser humano não e só capaz de exercer poder,mas é também objeto sobre o qual é exercido .
O conceito da política engloba muita coisa quando associado ao campo das ações os sujeitos de uma sociedade, podemos considerar que toda ação de mediação de conflito no meio social que use violência física é um ato político.
Tendo em vista esses diferentes grupos que constituem o meio social e político, é necessário destacar que os conflitos de interesses podem manifesta-sede maneira distantes das formas convencionais instituídas pelo Estado, ou seja, em forma de um grupo organizado que almejam ver representado seus interesses no meio institucional, contando com o prestigio lega ou não e podemos chamá-los de movimentos sociais.
Os movimentos sócios foram responsáveis por grandes mudanças sócias e políticas podemos citar como exemplo o movimento feminista que resultou na conquista pelo direito de voto da mulher e o combate da discriminação de gênero.
O embate político e as mudanças sociais que acontece em uma sociedade democrática,quando ocorrem em nome da seguridade, da igualdade e do bem estar comum, são sintomas de uma democracia saudável.
A política está inserida em todos aspectos da vida humana, do aquecimento global ao aumento da inclusão social, são todas situações que dependem de decisões de ordem políticas.
Para concluir podemos afirmar que muitos problemas antes de serem, sociais, culturais ou ambientais são essencialmente políticos.
4.2 Descreva os impactos para a sociedade sobre as questões urbanas e analise os reflexos dessa questões para a área da saúde e a empresa em estudo.
As cidades estão aglomeradas de pessoas e a falta de infraestrutura gera uma série de dificuldade de ordem ambiental e social. No processo de urbanização,que ocorrem principalmente em países subdesenvolvidos, encontramos diversos problemas,dentre eles podemos citar os mais evidentes que são:
...