Ciências na atualidade
Por: Vanessass • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Na sociedade atual o aluno têm necessidades diferentes se comparado com alunos de 20, 30, 40 anos atrás. Porém a crise ambiental tem feito com que os conteúdos dos currículos seguem conforme as transformações, fazendo com que o aluno se aproxime e compreende a natureza com tantas intervenções humanas. Por isso há a necessidade de saber qual a concepção que utiliza para explicar a relação que existe entre o meio ambiente, a sociedade e o homem.
A ciência e a Tecnologia estão relativamente ligadas com o conceito de cidadania e a necessidade do conhecimento, colocando em pauta a alfabetização científica, e a grande necessidade de ir além de um espaço escolar.
A Tecnologia tem estado muito presente no nosso cotidiano de várias maneiras como: televisão podendo auxiliar programas sobre o meio ambiente, vídeos educativos, reportagens (que auxiliam na interação da tecnologia e natureza), cinema, arte, mídia impressa, revistas, jornais educativos, livros didáticos, estes materiais tem ganhado cada vez mais importância para o desenvolvimento do ensino aprendizagem, visto que antes eram utilizados somente livros, e o recurso de avaliação eram somente através de questionários.
A meta para o ensino fundamental é apresentar a ciência com um conhecimento, colaborando para a compreensão do mundo e todas as suas mudanças. E os seus objetivos gerais são: meio ambiente, saúde, ética, pluralidade cultural – trabalho e consumo e orientação sexual.
A avaliação deve ser feita através de interpretações de uma história, trecho de um texto, figura. Essas situações levará o aluno a realizar comparações e saber como proceder.
As intenções dentro do parâmetro educativo concretizam em termos de capacidade que o aluno desenvolve ao longo do período escolar. O desenvolvimento da capacidade é uma definição com objetivos muito importantes, pois desencadeará a variados comportamentos.
Infelizmente a educação tem caminhado muito lentamente, e a grande dificuldade são as condições das escolas. As salas laboratoriais com grande deficiência. Este problema das escolas no Brasil chega a 90%, um número bem maior se comparado com outros países, afetando o aprendizado dos alunos.
As aulas de Ciências naturais somente com informações de um livro, passa a ser uma aula totalmente vazia, se comparadas com aulas que tenham jogos, experimentação, variadas fontes para pesquisar e avaliar informações, abrindo leques e interesse dos alunos pelos conteúdos. É necessário que o professor ultrapasse limites além de um currículo formal.
Têm surgido propostas novas de métodos e conteúdos, mas não alcançaram a maioria das salas de aula.
O ensino é preciso ser levado para uma reflexão mais crítica, os professores não está preparado para uma ideia ampla, tendo receio em discutir temas que envolva valores como: familiares, preconceitos (religioso-ideológicos) preferindo manter suas aulas em situação confortável. Fazendo com que certos assuntos sejam eliminados de suas aulas.
Para que haja a formação de um cidadão com conhecimento e critico, é necessário se inserir em uma sociedade com entendimentos tecnológicos e científicos.
...