O Uso Da Hipnose No Passado E Na Atualidade
Trabalho Universitário: O Uso Da Hipnose No Passado E Na Atualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lenatico • 8/5/2013 • 1.624 Palavras (7 Páginas) • 1.049 Visualizações
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA – FUNESO
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO
EDUCACIONAL RELIGIÃO E CULTURAL – UNIDERC
O USO DA HIPNOSE NO PASSADO E NA ATUALIDADE
OLINDA / 2013
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA – FUNESO
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO
EDUCACIONAL RELIGIÃO E CULTURAL – UNIDERC
O USO DA HIPNOSE NO PASSADO E NA ATUALIDADE
Artigo apresentado pela aluna Mirian Salustiano da Silva à professora Dra. Hilda Freire, como pré-requisito na disciplina de Hipnologia para conclusão do mestrado em psicanálise na Educação.
OLINDA / 2013
RESUMO
- A hipnose vem sendo usada pelo homem desde a antiguidade. Os povos antigos
presente pesquisa apresenta reflexão sobre as possibilidades da integração da psicanálise com a educação. Sobre aprendizagem não se encontrou nenhum texto escrito por Freud. Ele focou seus estudos nos problemas psíquicos. Mesmo ciente que a psicanálise e a educação estão em campos teóricos diferentes, é importante frisar que esta realidade não impede que os profissionais da educação se apropriem desse saber. Acredita-se que a partir desse conhecimento abrisse-a um leque de informações que ira ajuda-los a compreender e diagnosticar os transtornos e anomalias que ao longo dos anos dificultam a aprendizagem dos educandos. A pesquisa é bibliográfica e a metodologia aplicada é a análise de conteúdos. A pesquisa trás relatos de fatos que aconteceram recentemente que vem contribuindo para provocar discursões sobre as possibilidades da integração da psicanálise com a educação. Particularmente, é com grande “satisfação” e “pertencimento” (falo de mim) que, educadores, profissionais da saúde e outros, tem se apropriado desse novo saber psicanalítico, tão bem vindo, em tempo de angustias, desprazer, de uma educação desmotivada, desacreditada, tão conflituosa, que esses profissionais acreditam que, já existe uma luz lá no fundo do túnel, a qual trará ajuda e novas diretrizes para solucionar os problemas pedagógicos, ressaltando a compreensão emocional e mental dos educandos. Essa luz que clareia, esclarece e trás novas possibilidades para uma educação mais justa e prazerosa, chama-se: Psicanálise.
Palavra – chave: Psicanalise, educação e aprendizagem.
ABSTRACT - This research presents reflections on the possibilities of integration of psychoanalysis to education. On learning not match any text written by Freud. He focused his studies on mental health problems. Acknowledging that psychoanalysis and education are different theoretical fields, it is important to note that this fact does not prevent education professionals to embrace the know. It is believed that from this knowledge-opened to a range of information that will help them understand and diagnose disorders and anomalies over the years that hinder students' learning. The research methodology is bibliographic and is content analysis. The research behind reports of events that have happened recently that has contributed to cause discourses about the possibilities of integration of psychoanalysis to education. Particularly, it is with great "satisfaction" and "belonging" (talk to me) that, educators, health professionals and others, has appropriated this new psychoanalytic knowledge, so welcome in a time of anguish, displeasure, an education unmotivated, discredited, so conflicted, these professionals believe that there is already a light deep inside the tunnel, which treats and new guidelines to help solve the educational problems, emphasizing the emotional and mental understanding of learners. That light that brightens, clarifies and brings new possibilities for a
more equitable education and enjoyable, is called: Psychoanalysis.
Word - key: Psychoanalysis, education and learning
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as contribuições da psicanálise para educação. Mesmo sabendo que Freud não criou uma didática com ênfase na educação alegava que o professor que buscasse conhecimento na psicanalise poderia compreender e aplica-la na sua prática diária.
Para que a psicanálise flua exitosa mente no campo pedagógico, faz-se necessário que o professor busque entender como se processa o desenvolvimento emocional e mental do aluno, respeitando e valorizando as dificuldades e particularidades de cada um. Dessa forma, pode-se dizer que a psicanálise proporciona um novo olhar como ponto de partida para valorizar a aprendizagem e diagnosticar as implicações presentes nesta relação com a educação.
Acredita-se, portanto, que o professor terá êxito com a busca incessante do conhecimento psicanalítico, o qual facilitará sua compreensão para diagnosticar problemas que dificultam a aprendizagem dos educandos.
Um pouco de história
Ao longo dos anos, a história da psicanalise vem tentando promover encontros entre a psicanalise e a educação, mas esses encontros têm falhado, acredita-se que por causa da falta de estrutura e de oportunidades, principalmente para os profissionais da educação, os quais necessitam de formação que lhes proporcione conhecimentos necessários a sua prática diária no ambiente escolar.
Mesmo existindo ainda, alguns entraves que dificultam a integração desses dois campos teoricamente diferentes, podem-se citar nesta pesquisa alguns sinais de avanços que vem dando margem para possíveis encontros da psicanálise com a educação.
Atualmente vem se ampliando o interesse pelo estudo da psicanalise. Muito se tem discutido e estudado sobre as possibilidades e aplicabilidade desse campo na prática pedagógica. Com efeito, acredita-se na contribuição e aprimoramento do conhecimento
...