Corpografia
Por: Thallitamelo • 24/5/2015 • Resenha • 410 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
CORPOGRAFIA: MULTIPLICIDADES EM FUSÃO
1. Uma academia de ginástica é um relevante espaço para observação sociológica? Justifique.
Sim, pois dentro das academias observam-se o reflexo do que a sociedade de consumo dita fora delas; pessoas obsessivas em relação a estética que tornam o ideal de beleza propagado o objetivo e motivação de sua existência mesmo que para alcança-los tenham que submetê-lo a violências, como dietas restritivas e o excesso de exercícios físicos ou até o desencandeamento de problemas psicológicos como a anorexia, bulimia e o vício em exercícios; assim, em busca de um ideal de beleza e “saúde” propagados de forma ilusória pelos que lucram com a onda “fitness” , as pessoas abrem mão de viver de fato, de pensar e agir de acordo com suas vontades e não por padrões pregados pela indústria de consumo.
2. Explique a seguinte expressão: Corpos normatizados, disciplinados, regrados e enquadrados na sociedade do ‘penso, logo sou’.
Na sociedade pós moderna as pessoas são cada vez mais influenciadas pela publicidade, pela indústria de consumo, que propaga ideais de magreza e beleza relacionados ao comer “bem”, praticar exercícios, pessoas inundadas, arrastadas pela onda ‘fitness”. Tais pessoas são levadas, manipuladas, sem ao menos se questionar se querem ou não viver assim, acatam o que lhes é imposto e propagado de forma bonita, colorida e ilusória; são alienadas e se deixam ir, perfeitos “espíritos de rebanho” como definiria Nietsch, objetivando se enquadrar no padrão propagado para não arcar com os custos por ser “diferente”, ou si mesmo. Vive-se um momento de mercantilização do corpo, da imagem, da vida. O corpo é recilado, renovado, exposto, cultuado, tudo em prol de uma indústria que cresce e objetiva lucros todos os dias baseando a existência no “comprar”, “ser”, “vender”, “padronizar”.
3. Explique as seguintes frases:
A) “Meu corpo daria um romance”
Tal frase sintetiza o momento vivido: a sociedade dita o padrão de corpo, e as pessoas para obtê-lo passam literalmente por verdadeiras maratonas todos dias, como, por exemplo, manter dietas restritivas e absurdas, frequentar academias, clínicas de estética e etc. Assim, os corpos renderiam romances, pelo momento de culto e cuidado com os mesmos.
B) “Viver faz mal a saúde”
A sociedade vive disciplinada, normatizada pelos ideais de beleza, magreza, envoltos pela onda “light”, “dight”, “fitness”; assim, aqueles que não aceitam o padrão acabam como culpados, estranhos, excluídos, como se o viver de acordo com vontades individuais, seja comer bem ou não, se exercitar ou não, beber ou não, fumar ou não, fosse errado, crime, pecado.
...