DICAS PARA UM BOM CONSELHEIRO
Por: Elizamayk • 9/5/2018 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Página 1 de 2
DICAS PARA UM BOM CONSELHEIRO ( PARA REFLEXÃO)
- Qualificação permanente : é importante que a cada dia eu procure conhecer mais sobre o tema que eu me propus a trabalhar. Como anda o meu conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente?
- Compromisso : estou nessa atividade antes de tudo por acreditar na prioridade absoluta para as políticas envolvendo a criança e o adolescente.
- Intersetorialidade : as políticas para a infância e a adolescência não são apenas aquelas de assistência social, mas sim uma questão de garantia de direitos; todas as crianças e adolescentes tem direito a políticas públicas na área de educação, saúde, esporte, cultura, lazer, etc. procure conhecer mais sobre estas políticas no que se refere à criança e adolescente.
- Conhecimento da realidade local : para qualificar a minha atuação eu vou precisar conhecer a realidade das políticas do meu município nessa área; há um diagnóstico da criança e do adolescente construído para direcionar as ações?
- Planejamento : a organização das ações contribui para uma maior eficácia. Os Conselhos trabalham em cima de um Plano de Ação elaborado pelo CMDCA?
- Financiamento : entre as ações previstas nas atribuições dos Conselhos está o controle e assessoramento orçamentário. Conheço as fontes de recursos e faço o acompanhamento da proposta orçamentária do meu município? Como anda o Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência?
- Assiduidade : estou nesse Conselho por acreditar que minha participação é importante e como tal devo me fazer presente às reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como as reuniões das comissões da qual faço parte.
- Representatividade : no CMDCA eu represento uma instituição. As discussões que lá ocorrem são compartilhadas com minha instituição? Meu (minha) suplente acompanha as discussões do Conselho?
- Visibilidade externa : é importante a divulgação das atividades do Conselho. Como eu incorporo em minhas atividades essa questão. Reforçar sempre que possível o fato de fazer parte do Conselho é uma das estratégias; divulgar nos espaços de mídia aos quais você tenha acesso também auxilia nessa tarefa.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com