Diversidade cultural- Segundo tipos de ideias e tipos de ações
Por: pimentasilva • 17/10/2017 • Projeto de pesquisa • 879 Palavras (4 Páginas) • 358 Visualizações
Introdução
Este trabalho objetiva retratar a diversidade cultural interna a nossa sociedade, um fato para compreendermos melhor o país em que vivemos. Desta forma, o documentário Frutos do Brasil produzido pela jornalista Neide Duarte, registra as variações culturais, observando os desafios de cada grupo de jovens em seu território, que está marcado pelas maneiras de organizar e transformar a vida em sociedade, além de superar conflitos gerados na vida social.
A singularidade social e cultural brasileira
O documentário Frutos do Brasil- “juventude em debate”- jovens participam de projetos e buscam melhorias e direitos para suas comunidades, no qual observam as diversidades de contextos sociais existentes dentro de uma mesma sociedade. Os diversos exemplos citados, mantém com o tipo ideal, permitindo comparações e a percepção de semelhanças e diferenças.
As diferenças sociais em cada território apresentam-se como de gênese (origem) e formação, portanto de história. Para Max Weber, a pesquisa baseada em fontes documentais e o esforço de interpretá-las, permite a compreensão das diferenças sociais.
Sendo assim, cultura está também associada a estudo, e as várias maneiras de entender o que é cultura, incluindo todos os aspectos de uma realidade social de um povo ou em grupos no interior de uma sociedade, as realidades sociais distintas em conhecimentos e crenças. Segundo Roberto da Matta (1981), Cultura é, em Antropologia Social e Sociologia, um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas.
Ao conviverem em sociedade, os indivíduos estabelecem entre si interações, através das quais se criam expectativas mútuas de comportamento.
Dessa forma, os indivíduos podem ser considerados atores sociais e, como atores, estabelecem papéis diversos no meio de uma sociedade.
Para dar visibilidade, a jornalista Neide Duarte produziu o documentário Frutos do Brasil- “juventude em debate”, revelando que as belezas e mazelas da nação, tece como o artesanato de retalhos feitos pelos jovens na diferença da criação e preservação de seus ancestrais, assim são os territórios em suas diferentes cores, a desigualdade de renda, a oportunidade de trabalho o acesso a saúde, a escola ,cultura ,lazer , quanto mais afastados a exclusão social será maior. Deste modo, relata as histórias destes jovens junto as suas comunidades.
Fernandinho, Marquinhos seja qual dos jovens participantes deste projeto, ali está Raquel em meios a divisores de águas do Amazonas e Tapajós, a sete horas de navegação para sua cidade em Muratuba. Neste lugar só moram os nativos da região, Raquel do projeto chamado “Saúde e Alegria” é locutora da rádio local de Muratuba, lá a rádio só funciona algumas horas por dia, enquanto houver combustível para o gerador, ela apresenta o programa “Juventude em ação”. Raquel faz o apelo para que o povo participe na comunidade.
De maneira que, os locutores, repórteres, técnicos de som são os moradores que vivem do cultivo da mandioca, o único trabalho local. A realidade do trabalho pesado não espanta a fantasia, a lenda do boto faz parte de uma realidade do local. Lugar onde as dificuldades são transparentes na educação, saúde, transporte que o mato e água faz um divisor de mundo isolado, a sete horas da cidade grande mais próxima, Santarém.
Passando por Feira de Santana na Bahia, céu azul, lugar de sertão semiárido, plantação de mandacaru chega-se em Araci Bahia, lá se vive da roça, da renda do sisal, perspectiva
...