Estudos Culturais
Por: Renan_Duarte9 • 2/4/2015 • Ensaio • 470 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL
MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL
DISCIPLINA: DINÂMICAS SOCIOECONÔMICAS, IDENTIDADES E TERRITORIALIDADES
ESTUDOS CULTURAIS
Renan de J. Duarte
Bocaiúva
Março-2013
Renan de J. Duarte
Estudos Culturais
Exercício apresentado às professoras Ana Paula
Glinfskoi Thé e Andrea M. Narciso Rocha de
Paula como parte às exigências da disciplina
Dinâmicas Socioeconômicas, Identidades e Territorialidades do Programa de Pós-
Graduação em Desenvolvimento Social do
Mestrado em Desenvolvimento Social.
Montes Claros
Certamente já nos perguntamos, ou fomos perguntados sobre o que é cultura. Levando em consideração que o termo tem uma conceituação bastante ampla, é necessário que primeiro estejamos munidos dos principais significados atribuídos a ele. Há quem conceitue cultura como tudo àquilo que foi adquirido pelo homem como membro da sociedade ou ainda, tudo aquilo que difere o homem dos outros animais.
Diversos intelectuais já conceituaram cultura, para uma melhor compreensão de sua dimensão, ressalta-se aqui o estudo elaborado por Geertz (1989), no qual o autor caracteriza cultura como aspectos do cotidiano de um grupo que poderão ser apreendidos por uma descrição densa, termo utilizado por Gilbert Ryle que consiste em captar, além da imagem física, a essência do significado observado. Outros autores apontam o termo cultura como sendo o momento de interação do homem com o outro como fundamental no processo de humanização e socialização do homem.
Considerando-se estas noções de cultura faz-se necessário abordar as relações existentes entre cultura e “multiculturalismo” e as idéias dele empregadas por Stuart Hall.
Os debates em torno do “multiculturalismo” trazem as formas de se lidar com as diferenças étnicas e regionais que, em cada país, variam conforme tradições culturais e históricas. Segundo Hall, deve ser feita uma distinção entre “multiculturalismo” e “multicultural”. De forma sucinta, o primeiro termo designa uma forma substantiva e refere-se a estratégias adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade gerados pelas sociedades multiculturais. Já o “multicultural” descreve as características sociais nas quais diferentes comunidades culturais convivem e tentam construir uma vida em comum ao mesmo tempo em que retêm algo de sua identidade “original”. Trabalhar com a questão cultural é um grande desafio dada à sua multiplicidade de concepções.
Marilena Chauí apregoa que a cultura pode ser compreendida na relação entre os homens, e desta relação, surgem diferentes caracterizações para o conceito de cultura, a saber, cultura de elite, cultura popular, cultura erudita, cultura de massa.
Um conceito simples e direto diz que “cultura popular é o conjunto de experiências adquiridas, criadas e recriadas pela maioria, contemplando suas tradições, costumes, valores, idéias, ações do cotidiano e conhecimentos”, mas que tem sido aniquilada pela cultura de massa de uma sociedade capitalista envolvida pelos valores dos dominantes e pela indústria cultural que quer a todo custo impor uma nova ordem, defendendo uma cultura comum, globalizada e alienante que desrespeita a história, a tradição e as crenças populares e que interferem no desenvolvimento dos processos culturais do indivíduo.
...