FILOSOFIA - PLATÃO QUESTIONÁRIO
Por: piranhasuave • 11/6/2018 • Trabalho acadêmico • 522 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
1 – Qual a verdadeira lição socrática no diálogo Menon?
O diálogo desemboca no campo de questões epistemológicas. A definição da virtude não é alcançada, além do mais, o raciocínio por hipóteses de Sócrates interrompe seu percurso com a conclusão de que a virtude não pode ser aprendida nem ensinada porque não há mestres, portanto, não é conhecimento ou ciência, pois se assim o fosse, seria coisa que se ensina.
3 - A discussão sobre as virtudes converte-se numa filosofia moral. Qual é a filosofia moral socrática platônica?
A justificação filósofica moral socrático-platônica se dá pela alegação afirmativa socrática de que há um saber plenamente verdadeiro. A ética platônica é designada racionalista pois firmam as normas e os valores morais na razão humana, além de ser constiuída da dialética, de buscar respostas dentro de si. Para Socrátes é má escolha entre os bens e os males é fruto da ignorância, da ausência de saber.
5 - Descreva as características distintas entre socratismo e sofística?
O Socratismo se dá através da ironia, porém não se deve aqui, assumir o sentido desse termo conforme a nossa língua corrente, ou seja, como zombaria, sarcasmo ou sátira. Mas sim como o sentido original da palavra grega, isto é, como questionamento que traz uma resposta em busca do conhecimento e da percepção da ignorância . O método socrático levava o interlocutor a reconhecer sua própria ignorância. Primeiro ele forçava uma definição do assunto sobre o qual a investigação abordava; depois, escavava de vários modos a definição fornecida, explicitava e destacava as carências e contradições que implicava; então estimulava o interlocutor a tentar uma nova definição, criticando-a e respondendo-a com o mesmo procedimento; até o momento em que o interlocutor se declarava ignorante.
O método sofista assumia um caráter de ensinamento dos saberes que obtinham de pensadores anteriores e também da capacidade de defender a ideias e pensamentos que o sujeito tinha. Sua característica mais marcante não é a busca do saber, mas antes de uma formação sobre os recursos da linguagem e também sobre a arquitetura das ideias pessoais em busca da conquista e vitória, retórico/oratória, do outro e seus argumentos
9 – Descreva a amoralidade crítica de Cálicles e Trasímaco, a distinção entre ambos, e porque representa uma denúncia intelectual à doutrina Sofística .
Se for comparado com a moral dos senhores defendida por Cálices, o imoralismo defendido por Tasímaco assume um caráter radicalista. Enquanto Cálices afirma o direito de uma individualidade vigorosa para a expansão e para a dominação, direito esse baseado na observação de uma tal individualidade como superior e melhor, de acordo com uma escala de valores baseado na natureza das coisas, Trasímaco nega absolutamente qualquer noção de valor interno e de direito natural; para ele qualquer noção de direito é um disfarce hipócrita da realidade.
...