Mundo de Sofia - Platão
Por: Laripessoa5395 • 14/5/2019 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Nome: Larissa Pessoa Cardoso
RA: 101180040
Curso: Administração de empresas
Sala: 23
Período: Noturno
Preparação Prévia 02 - Platão
No capítulo de Platão do livro viajamos junto com Sofia para saber um pouco mais sobre esse filósofo.
Platão foi discípulo de Sócrates por muito tempo e viu de perto o seu mestre ser sentenciado a morte, nesse momento ele pode ver a contradição de fatos e do que é verdadeiro para a sociedade.
Nosso protagonista desse capítulo foi fundador da escola filosófica onde lecionava filosofia, matemática e ginástica, deu origem ao termo “acadêmico”, termo usado até hoje. Ele não se preocupava com coisas banais, mas se preocupava com as qualidades em si das coisas.
Para Platão nunca poderemos ter um saber seguro para algo que se transforma e isso serve para homens, animais, plantas, entre outras coisa. Ele acreditava que nos transformamos e tornamos formas diferente com a morte .
Ele nos mostra sobre o mundo sensível, onde usamos os nossos sentidos para pensamentos imperfeitos, e o mundo das ideias que não podem ser conhecidas por sentidos mas são imutáveis.
Ele também nos traz a conhecida alegoria da carverna, onde se passa a história de dois homens acorrentados de costas para uma fogueira, viam o mundo dali, com a sua visão, acreditavam nos monstros que criavam em sua imaginação. Até que um deles foi solto e pode ver a beleza do mundo, pode ver além daquilo e resolveu compartilhar com o seu colega que estava preso ainda, o homem acorrentado não acreditou naquilo e preferiu viver em seu mundo, não o verdadeiro conhecimento.
Platão compara essa alegoria com a visão dos filósofos, que tentavam nos mostrar o mundo que viam, onde viam além e caiam em descrédito.
...