O Aluno Computador
Por: greicivargas • 11/7/2019 • Resenha • 259 Palavras (2 Páginas) • 2.405 Visualizações
ALVES, Rubens. O Aluno Computador.
Fonte, revista Educação, ano 2011.
O texto “O Aluno Computador” do escritor e educador Rubens Alves, trás de forma muito inteligente as questões sobre os procedimentos efetivos de ensino.
O personagem de nome Memorioso, como o próprio nome sugere tem a incrível habilidade de memorizar tudo com muita facilidade e é aos olhos de todos professores e dos pais um brilhante aluno e um filho perfeito.
Dentro desta conjuntura sustenta-se uma aprendizagem com princípios na memorização de conceitos, datas e fórmulas onde o aluno semente é receptor de conhecimentos e o acumulado durante sua jornada escolar. Um método que prioriza por conteúdo e que o aluno recebe uma quantidade desmedida de informações sem que tenha uma contextualização ou reflexão sobre os mesmos certamente é o vislumbre de um método de ensino retórico.
No trecho do texto …“Seus companheiros reclamavam dizendo que aquilas coisas que lhes eram ensinadas não faziam sentido. Não aprendiam”. Observa-se a aflição dos colegas de Memorioso, sentiam-se angustiados e talvez subestimados diante a grande capacidade de memorização de conhecimentos de Memorizo.
E eu aqui me detenho dentro do que o próprio texto nos traz em reflexão “ quanto é valido ter alunos memorizadores? É ilusório de que um aluno é um aluno perfeito porque sabe memorizar conteúdos. As crianças precisas ser estimuladas para que estas sintam curiosidades em investigar, a descobrir o porquês das coisas e assim incitá-las a reflexão.
Todos em quanto sociedade e é o papel estamos ligados ao incentivo da formação de seres pensantes, criticos par que não se tornem robôs
...