O Náufrago e o Senhor das Moscas
Por: Tatiana Peres Simaan • 13/8/2021 • Resenha • 624 Palavras (3 Páginas) • 118 Visualizações
Aluno(a): Tatiana Peres Simaan
Matrícula: 2022117560
Disciplina: Ciência Política
Data: 04/05/21
Curso: Psicologia
Turma/Turno: M2
Professor:LEONARDO ARÊBA PINTO
Assunto: Assunto: Atividade Temática 1 ( O Náufrago e O Senhor das Moscas)
1- A realidade do filme Náufrago, na qual o protagonista vive sozinho em uma ilha, exprime o exercício de um poder político?
Não é possível exercer poder político de forma solitária, já que é necessário para atingir os objetivos de articulação um grupo em busca de direção e coesão. Ainda que o personagem tenha criado um par imaginário para suprir sua demanda psicológica, a social ficou comprometida. Não há sociedade sem grupo.
2- O filme Senhor das Moscas demonstra uma relação política entre os indivíduos que passam a habitar a ilha deserta? Justifique sua resposta explicando o conceito de política e poder.
O filme deixa clara a necessidade de ordem para viver em sociedade e o desejo intrínseco em comandar e ser comandado. A princípio se busca de forma democrática criar e executar ordens para boa convivência em sociedade. Havia hora de falar e hora de escutar, trabalho em equipe visando o bem estar comum, porém logo a falta de clareza nas ordens um a ausência de uma figura específica de liderança, abriu margem para competição pelo poder em busca de interesses individuais e não coletivos.Porém o fato de serem todos crianças, apesar de haver entre eles uma criança mais "velha" a fragilidade da ordem entre os iguais se fez latente. Na sociedade temos os pais, professores, os religiosos e políticos que, implícita ou explicitamente usam força física ou psicológica para obter o resultado desejado. Diante da morte imaginada, do único adulto do filme, apenas quando surge um militar, representando toda autoridade e poder, é possível vislumbrar o estabelecimento da ordem entre as crianças, que mesmo diante de suas fragilidades físicas e emocionais mergulharam no caos e anarquia, ceifando à força, a vida dos que se opunham à realização de seus caprichos. Dando a entender, implicitamente que não há ordem sem aplicação da força, ainda que a autoridade não seja apenas a da força física para aplicação do poder.
2– Que relação política é construída nos primeiros 30 minutos do filme O Senhor das Moscas?
A construção da relação política através da fala ordenada, que se dava ao utilizarem uma concha como signo de fala, de debate, de direito de ter voz e vez para opinar, funcionou como ferramenta de mediação dos conflitos e busca das melhores soluções para sobrevivência e tentativa de bem estar do grupo.Bem como a divisão de tarefas conforme as possíveis habilidades de cada membro do grupo.
3 -Quais são os critérios do poder estabelecido na ordem social inicial do filme O Senhor das Moscas?
A busca pela sobrevivência e por uma
...