O Período Histórico: Idade da Pedra
Por: RaquelSantos76 • 31/5/2022 • Artigo • 973 Palavras (4 Páginas) • 114 Visualizações
Suméria
Período histórico: Idade da Pedra.
Fundação: 6 500 a.C. Dissolução: 4 100
Localizada no continente asiático o atual Iraque entre os vales Tigre e Eufrates, a Suméria é a mais antiga civilização encontrada, e sem dúvida a primeira civilização do mundo, junto com o Egito antigo e o vale do Indu. Era uma rica estrutura e impressionante ao seu tempo, sobretudo na: politica, arquitetura, literatura, artes e religião. Para o sumerólogo Samuel Noah Kramer "nenhum povo contribuiu mais para a cultura da humanidade que os sumérios", e, ainda assim, apenas recentemente é que se pôde construir uma noção sólida da existência desta antiga cultura.
Capital[pic 1]
Provavelmente Eridu, o Litoral comercial que envolvia foi a primeira cidade do mundo, na qual três culturas diferentes se fundiram: a dos fazendeiros e camponeses ubaidas, que viviam em cabanas de barro e praticavam a irrigação; a dos pastores semitas nômades que viviam em tendas negras, seguindo seus rebanhos de ovelhas e cabras; e a dos pescadores, que viviam em cabanas de junco nos pântanos.
Língua oficial
Sumério, Escrita Cuneiforme Suméria e mais tarde o Acádio.
Densidade Populacional
Calcula-se que Uruk, uma das maiores cidades da Suméria, tivesse uma população de 50.000 a 80.000 no seu auge; dadas as outras cidades da Suméria, e a grande população agrícola, uma estimativa aproximada para a população da Suméria pode ser de 0,8 a 1,5 milhão. A população mundial neste momento foi estimada em cerca de 27 milhões.
Religião
A religião suméria parece ter sido fundada em dois mitos cosmogônicos separados. O primeiro viu a criação como o resultado de uma série de hierogamia ou casamentos sagrados, envolvendo a reconciliação dos opostos, postulada como uma união de seres divinos masculinos e femininos; os deuses. Isso continuou a influenciar todo o mito mesopotâmico. Assim, na posterior Enkishian Enuma Elish, a criação foi vista como a união de água doce e salgada; como o macho Abzu e a fêmea Tiamat.
Símbolo
[pic 2]
Da esquerda para direita: a estrela representava Inanna; a lua Sin e o disco Shamesh. A religião era muito importante na antiga Sumeria, o que tornava os símbolo deuses como sua bandeira.
Artes
Arte da Mesopotâmia sobreviveu nos registros arqueológicos das primeiras sociedades de caçadores-coletores (10º milênio aC) sobre as culturas da Idade do Bronze dos impérios sumério, acadiano, babilônico e assírio. Esses impérios foram posteriormente substituídos na Idade do Ferro pelos impérios neo-assírio e neobabilônico. Amplamente considerado o berço da civilização, a Mesopotâmia trouxe significativos desenvolvimentos culturais, incluindo os exemplos mais antigos de escrita.
Estelas de pedra, oferendas votivas, ou provavelmente comemorando vitórias e exibindo festas, também são encontradas em templos, que, ao contrário de outros oficiais, não possuem inscrições que os explicariam; a fragmentária Estela dos Abutres é um dos primeiros exemplos do tipo inscrito, e o Obelisco Negro assírio de Shalmaneser III, um grande e bem preservado final.
Arquitetura
A arquitetura da Mesopotâmia é a mais antigas da região do sistema fluvial do rio Tigre-Eufrates. Abrangia várias culturas distintas no período do 10º milênio a.C, quando as primeiras estruturas permanentes foram construídas até o século VI BC. Entre as realizações arquitetônicas da Mesopotâmia estão o desenvolvimento do planejamento urbano, a casa do pátio e os zigurates. Nenhuma profissão arquitetônica existia na Mesopotâmia; no entanto, escribas elaboraram e geriram construções para o governo, a nobreza ou a realeza. Os mesopotâmios consideravam "o ofício de edificar" como um dom divino ensinado aos homens pelos deuses listados
Literatura
A Suméria é célebre por ter sido o local onde teve início o desenvolvimento da escrita, que progrediu de um estágio inicial de proto-escrita, em meados do IV milênio a.C., até a escrita em si, na forma do cuneiforme sumério, no III milênio a.C. (período Jemdet Nasr).
Literatura suméria é a literatura escrita na língua suméria durante a Idade do Bronze Médio. A maioria da literatura suméria é preservada indiretamente, através de cópias assírias ou babilônicas. Os sumérios inventaram o primeiro sistema de escrita, desenvolvendo a escrita cuneiforme por volta do século 30 a.C. Os primeiros textos literários aparecem por volta do século 27 aC.
...