O Que É sociologia
Por: peplo100 • 17/8/2015 • Resenha • 500 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
RESENHA
O QUE É SOCIOLOGIA Carlos Benedito Martins 38ª ed. - São Paulo Brasíliense, 1994
Capitulo Segundo, a sociologia foi bastante criticada no inicio pois apesar dela ser considerada um ciência, ela não havia adquirido nenhum resultado que fosse relevante, os ideais dos primeiros sociólogos era tentar neutralizar uma possível rebelião, a fim de evitar impactos parecidos com os da revolução francesa, criticando os iluministas e buscando unicamente a estabilidade social, por isso os primeiros teóricos socialistas eram considerados conservadores.
Saint Simon, foi o que mais defendeu os proletariados, ele acreditava que o desenvolvimento da economia, da produção e da indústria traria a estabilidade social desejada, ele era considerado um grande entusiasta da sociedade industrial.
Auguste Comte, Para Comte as ideias iluministas na revolução iriam levar a sociedade a uma desordem ainda maior que a já existente e para que isso não ocorra é necessário restabelecer a ordem tanto das ideias como no conhecimento e dessa maneira criando uma crença comum entre os indivíduos, ”ordem e progresso”.
Émile Durkheim, Durkheim acreditava que desestruturação da sociedade levava a mais desordem e que a reestruturação social era manter o que já se tinha, por isso podemos considerar que Durkheim tinha uma visão positiva da sociedade industrial. Para ele a divisão social do trabalho iria provocar uma relação de cooperação de entre os indivíduos melhorando assim o convívio social entre eles.
Mas lógico que nem todos tinham o mesmo pensamento conservador e foi dai que surgiram os maiores críticos do conservadorismo, Marx e Engels, para eles o problema social gira entorno da economia e não da moral, surgindo dai a ideia de socialismo utópico que foi bastante criticado por não conseguir meios para modificar a sociedade no jeito ela relatava.
Weber, a partir dele a sociologia começou a adquirir seus primeiro conceito e métodos de investigação, ele considerava o indivíduo e a sua ação como ponto chave da investigação, diferente dos demais sociólogos Weber buscava compreender o indivíduo entretanto observando tais comportamentos ele começou a ter um visão pessimista e melancólicas da realidade social.
Capitulo Terceiro, o desenvolvimento da sociologia teve como pano de fundo a existência da burguesia que buscavam assegurar sua dominação, a escola francesa os discípulos de Durkheim buscavam pesquisar sobre as chamadas sociedades primitivas a troca de produtos com um significado diferente de uma simples transação comercial que tinha relação com a moral e o religioso. Já escola alemã ligada a Weber trabalhava na investigação sobre as origens e a natureza do capitalismo moderno. Outra escola que ajudo na analise crítica da sociedade capitalista foi a escola de Frankfurt, apoiada em uma vertente marxista analisavam a indústria cultural.
Nesta obra o autor utiliza o método histórico dialético para descrever o surgimento da sociologia pegando dados históricos e teorias sociológicas, mas ele peca ao abusar disso tornando a leitura cansativa por ter muitas repetições desnecessárias, apesar disso, o texto é bom para compreender melhor a função da sociologia e para que ela surgiu, deixando de forma clara que um sociólogo deve ser um instrumento de transformação social.
...