O Que é Sociologia
Por: Maria David • 16/11/2021 • Resenha • 480 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
TEXTO: O QUE É SOCIOLOGIA
AUTOR: CARLOS BENEDITO MARTINS
COMENTÁRIO CRÍTICO DISSERTATIVO:
O autor apresenta o surgimento e o desenvolvimento da sociologia, e seu contexto histórico. Relata a sociologia como ciência, estudo e compreensão da sociedade moderna, influindo nas civilizações futuras. Discute a sociedade capitalista e as relações de poder existentes na sociedade.
O surgimento da sociologia ocorreu no século XVIII com o fim da sociedade feudal, quando ocorreu a revolução francesa e revolução industrial, se consolidando a sociedade capitalista, que é quando se dá início aos estudos de tal sociedade. Os primeiros estudiosos da sociedade eram liberais conservadores e socialistas. A sociologia tinha como objetivo resolver a ordem social destacando a importância das instituições.
Auguste Comte e Emile Durkheim, conhecidos como fundadores da sociologia, defendiam os propósitos e interesses da classe dominante capitalista. No entanto, Durkheim considerava Saint-Simon o verdadeiro precursor da sociologia. Para Comte, a sociologia era fundamental para o estabelecimento da nova ordem social e que deveria em seus estudos utilizar os mesmos métodos das ciências naturais, tais como a observação, a experimentação, a comparação.
Durkheim, tinha uma visão otimista sobre o nascimento da sociedade industrial e via a divisão do trabalho como uma relação de cooperação e solidariedade entre os homens.
Acreditava que a falta de regras e de perda de identidade, provocado pelas muitas transformações ocorrentes no mundo social moderno, e o alto número de suicídios, demonstrava que a sociedade estava incapaz de exercer controle sobre o comportamento de seus membros. Para ele, deveria se preocupar com os fatos e mudanças sociais, visto que o indivíduo já nasce dentro de uma sociedade, sendo transmitida a ele a cultura da mesma por meio da educação. Então o objetivo da sociologia era resolver os problemas sociais e consolidar uma estrutura social, preservando a ordem capitalista.
Surge então uma classe revolucionária, o proletariado, criando nova teoria de sociedade, o marxismo, que era uma reação a realidade de relações de exploração implantadas pelo capitalismo. Denominados ‘’utópicos’’, no socialismo utópico Marx e Engels, defendiam os interesses da humanidade, ao estabelecer uma ligação entre teoria e prática, ciência e interesse de classe. A questão não era então mais uma teoria sociológica, mas sim que o conhecimento social, era instrumento, para orientar e organizar classes sociais e transformar então a sociedade. A sociologia por ele desenvolvida tinha como ponto principal de estudo, o indivíduo, e não as instituições e grupos sociais, como era no conservadorismo. Não concordava com a metodologia do positivismo em igual a sociologia com as ciências naturais, pois a sociologia não estuda uma matéria inerte.
O autor relata então o desenvolvimento da sociologia até os dias atuais, citando a Grande Depressão, sociologia americana que focou em uma teoria antimarxista e o surgimento do sociólogo profissional, uma sociologia neutra e objetiva. A função do sociólogo contemporâneo, é tornar a sociologia em um instrumento de transformação social com objetivo de construir uma sociedade mais justa.
...