O Relatório de Estágio
Por: Ewertoy • 2/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.338 Palavras (6 Páginas) • 177 Visualizações
- INTRODUÇÃO
As atividades de Estágio foram desenvolvidas no Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Sua principal função é assessorar o secretário de Segurança Pública e técnicos da área, no sentido de orientar, através da exposição dos principais indicadores de criminalidade, as ações da secretaria e dos demais órgãos vinculados a ela. O NEAC também presta serviços à sociedade civil e a imprensa, através do catálogo digital Guia de Serviços do Governo é disponibilizado todos os dados compilados pelo Núcleo que é atualizado, via relatórios, diariamente.
O NEAC fica localizado na rua Zadir Índio, sem número, no Centro de Maceió – nas dependências físicas da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), no segundo andar do prédio da SSP-AL na sala 209. Uma sala espaçosa, com mais de dez computadores e uma mesa gigantesca, em formato eliptical, usada para as reuniões de análise e planejamento, colocada estrategicamente no centro do recinto.
O setor foi criado em 2012 com o objetivo de produzir estatísticas de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), contudo, algumas metas do próprio setor está associada a uma melhora na compreensão dos dados coletados. Nesse sentido, o espirito da equipe do órgão está voltado para a redução dos índices de CVLI e CVP.
Durante as atividades de estágio a equipe do órgão era formada por especialistas em Ciências da Computação, bacharéis em Direito, Cientista Sociais, Geógrafos, em suma, tinha uma formação multidisciplinar, objetivando o desenvolvimento de ferramentas para compilação e "tratamentos" dos dados. Contudo, é notável a falta de pessoal para o setor. Isso se expressa pelo acúmulo de dados na tarefa de georreferenciamento das ocorrências.
Pude presenciar alguns momentos desse processo, de interação multidisciplinar, na criação e desenvolvimento das ferramentas do trabalho do Núcleo. A forma como esse processo se mostrou é complexa e dinâmica, com facetas de informalidade nas relações interpessoais. No que diz respeito aos relacionamentos interpessoais no setor, pelo observado e experienciado, tendem a serem tomados por positivo. Visto que há bons diálogos e descontração durante o transcorrer das jornadas de trabalho.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
A atividade desenvolvida no Estágio foi o georreferenciamento de ocorrências denunciadas às áreas de Segurança Pública. Mais especificamente, a tarefa principal era o georreferenciamento de CVLI e CVP. Basicamente, era feito o mapeamento através do software ArcGIS.
O ArcGIS é uma plataforma que oferece um conjunto de funcionalidades baseadas em localização para diversas análises. No NEAC é usado para ajudar a localizar padrões nos dados estatísticos da criminalidade, auxiliando nas tomadas de decisões e ações da SSP-AL. Esse software facilita a coleta, o armazenamento, acesso e compartilhamento dos dados, além de possibilitar a integração dos dados armazenados em outros sistemas.
O acesso era realizado mediante a um Log-In com usuário e senha, criados especialmente para a tarefa de georreferenciamento. No sistema encontramos as ocorrências agrupadas pelas suas tipificações, CVLI, CVP, Transito, etc. O foco de minha atividade, a priori, era o mapeamento das ocorrências de CVLI e, a posteriori, passou as denúncias de CVP. Alguns filtros eram usados no tratamento destas informações, a cidade e o bairro em que ocorreu o crime foram os filtros utilizados para a execução da tarefa.
Notadamente as cidades com maior densidade populacional e visibilidade tinham prioridade no mapeamento, isso se confirmou quando passei a tratar dos CVP's, pois consegui zerar as ocorrências acumuladas de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e iniciei as ocorrências de Atalaia.
Para realizar o georreferenciamento, o primeiro passo era realizar a leitura da denúncia ou ocorrência, com a preocupação voltada ao endereço do fato e o ponto de referência; um segundo passo era localizar as coordenadas geográficas, em numeração indicando latitude e longitude, na plataforma Google Maps e incluir essas coordenadas na ocorrência ou denúncia.
A maior preocupação apresentada pelo Supervisor do Estágio e do gestor do Núcleo dizia respeito à precisão do georreferenciamento. Grande parte das orientações repassadas durante as atividades estagiarias foram nesse sentido, contudo, havia uma outra preocupação referente às ocorrências e denúncias que são impossíveis de mapear. A opção de classificar a ocorrência como “impossível georreferenciar” deve ser evitada a todo custo.
3 - SUPORTE TEÓRICO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
O Estágio Obrigatório em Ciências Sociais apresenta algumas características que precisam ser elucidadas, para que seja possível o desenvolvimento desta seção.
A primeira observação diz respeito às exigências acadêmicas para a realização do estágio. Por motivos óbvios as instituições que oferecem o estágio só serão consideradas aptas para tal se em sua equipe ou gestão encontrar-se um profissional da área, ou seja, só é possível estagiar nas instituições que tenham em sua formação cientistas sociais - o que ocorre apenas no NEAC e na revista acadêmica, de Antropologia, MANDAÚ.
A Ciências Sociais é composta por três áreas especificas do conhecimento, a saber: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. A minha afinidade epistemológica é para com a Sociologia e isso me colocou em direção ao NEAC. E, apesar de ter um cientista social no núcleo, a atividade exercida no estágio tem relações mais intimas com os graduandos de Geografia.
...