O Surgimento Da Sociologia E A Sua Importância Para Compreender O Homem Na Sociedade
Por: Dênis Aurélio • 15/2/2024 • Resenha • 655 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
Conteúdo: O Surgimento da Sociologia e a sua importância para compreender o Homem na Sociedade.
A Sociologia faz parte das CIÊNCIAS SOCIAIS.
Antecedentes Intelectuais da Sociologia: O historiador tunisino Ibn Khaldun (1332–1406) no século XIV.
→ Contexto histórico: A Sociologia surgiu em meados do século XIX na Europa, em um contexto de transformações sociais que caracterizaram a origem do mundo moderno.
→ Fatores histórico-sociais que influenciaram o surgimento da Sociologia:
• Revolução Científica - movimento cultural que surgiu no contexto do Renascimento que valorizava o espírito científico (empirismo) ao invés do teocentrismo.
• Iluminismo – movimento que contrariou o Antigo Regime (século XVIII). Defendia governos democráticos ou monarquias parlamentaristas; uma sociedade baseada na razão e pela ciência laica (liberdade religiosa); propriedade, igualdade jurídica e liberdade.
• Revolução Francesa (1789-1799) - Surge na França como resultado da queda do Antigo Regime. A Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) promove o reconhecimento das ideias iluministas.
• Revolução Industrial - conjunto de tranformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica.
→ Sociologia de Auguste Comte: A Sociologia positiva de Auguste Comte (1798-1857) surgiu na França na primeira metade do século XIX, como objetivo de ordenar a sociedade que parecia estar cada vez mais desorganizada em virtude das transformações sociais as quais passava.
→ Teoria dos Três Estados de Auguste Comte Lei fundamental: Comte acreditava que a sociedade humana tinha passado por três Estados de Evolução: Teológico (explicado por deuses), Metafísico (explicação mitológica e filosófica) e que caminhava para o Positivo (onde tudo seria explicado pela razão científica).
Obs.: Comte não criou a sua teoria para explicar que uma sociedade é mais evoluída do que a outra, mas sim para tentar explicar o fato de cada sociedade ter historicamente avançado de formas diversas.
→ O positivismo é uma corrente filosófica que estuda a sociedade através de fatos concretos, encarando-os como algo natural à evolução social.
O positivismo é como se fosse uma evolução do que era o iluminismo do século XVIII. O positivismo é uma filosofia que vai identificar que precisamos ser racionais, confiar e acreditar na ciência (o iluminismo já dizia da razão). Através do positivismo, Comte criou o primeiro método científico para estudarmos a sociedade, isto é, passa a surgir a sociologia.
Apesar da importância de Comte para a Sociologia, a visão epistemológica de seu positivismo foi em pouco tempo contestada e substituída por outras visões menos rígidas, sobretudo em relação à criação de ‘‘leis sociais’’ e ao próprio papel dessa ciência na sociedade. Diversos autores que vieram depois ou mesmo antes de Comte – como é o caso de Montesquieu (1689-1755) – forneceram formas de compreender e observar a sociedade que se tornaram profundamente importantes e reveladoras
...