O que é ciência?
Por: Romero Marcus • 27/3/2016 • Relatório de pesquisa • 562 Palavras (3 Páginas) • 105 Visualizações
O QUE É CIÊNCIA?
A ciência constitui-se de um conhecimento que se difere dos demais por seu alto grau de certeza. As teorias, métodos, técnicas quando considerados científicos apresentam grandes aprovações.
Esse respeito frente à ciência vem grande parte do sucesso alcançado pela química, física e biologia.
Nos tempos atuais a ciência contempla todo o conhecimento adquirido através dos estudos e praticas fundamentando-se pela experiência de muitos anos desenvolvias por estudiosos e pesquisadores.
Portanto de maneira geral, a ciência abrange conhecimentos de diversas áreas que são comprovados por testes ou teorias desenvolvidas em cada uma das próprias áreas.
Para a ciência o conhecimento deve ser validado, ou seja, deve apresentar métodos científicos específicos comprovando a sua veracidade e apresentando provas claras e objetivas sobre o assunto denominando metodologia científica.
Essa questão do método científico é uma das maiores preocupações dos filósofos, desde que a ciência entrou em uma nova geração, formando em torno dela e de outros pontos relacionados um ramo especial chamado filosofia da ciência.
De acordo com Rubem Alves (1981, p.9)
A ciência não é um órgão novo de conhecimento. A ciência é a hipertrofia de capacidades que todos têm. Isto pode ser bom, mas pode ser muito perigoso. Quanto maior a visão em profundidade, menor a visão em extensão. A tendência da especialização é conhecer cada vez mais de cada vez menos. A aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum. Só podemos ensinar e aprender partindo do senso comum de que o aprendiz dispõe.
COMO NASCEU A CIÊNCIA?
É possível observar cada dia mais a evolução da ciência. Percebemos esse desenvolvimento em pequenas coisas que se deu em um processo com grande espaço de tempo.
Na Idade Média a ciência sofreu com grandes repressões por parte da Igreja Católica que impunha sua autoridade, influenciando toda a sociedade. Qualquer que era a tentativa de desrespeitar essas doutrinas era totalmente perseguido e discriminado.
Apesar desses acontecimentos as poucas descobertas da época foram de grande importância para o desenvolvimento da ciência, agindo na mentalidade, na separação de ciência e religião, que sempre mantiveram muito ligadas. Teorias que naquele momento surgiram serviram de base para cientistas que vieram mais tarde realizarem as grandes descobertas.
A partir então do século XX, as idéias científicas se aceleraram e um maior número de cientistas passaram a trabalhar pelo desenvolvimento da tecnologia, facilitando assim novas investidas para a ciência.
Uma das descobertas mais importantes do século XX, referente ao entendimento do universo como todo, foi à observação que as galáxias, que são gigantescos aglomerados com bilhões de estrelas, estavam se afastando uns dos outros em enormes velocidades, indicando que o universo está em expansão. Esse fato, descoberto pelo astrônomo americano Hubble na década de 20, estava previsto nas equações da Relatividade Geral.
...