Os Dinossauros
Por: lipelokkfashion • 3/12/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.181 Palavras (5 Páginas) • 190 Visualizações
TRABALHO
DE
C. F. B
E.E.E.F.M. DOM ALBERTO GAUDÊNCIO RAMOS
DIRETORA: MARILENE AMORIM
PROFESSOR: RUAN ROFFER
ALUNOS (A):
SALA: L
DATA: 25/11/2016
TEMA: DINOSSAUROS
INTRODUÇÃO
Este trabalho fala sobre os “Dinossauros” como sugiram? Que época viviam? Suas espécies? E seus habitats naturais.
Ele surgiu entre o professor e nós alunos, para aprendermos mais sobre esses animais que a milhões de anos predominaram o nosso planeta.
A história dos dinossauros é tão magnífica quanto impressionante. Foram um grupo de animais pré-históricos que povoaram a Terra durante a era Mesozóica e deles fazem parte os maiores animais de todos os tempos.
Para compreendermos varias questões relacionadas aos dinossauros, muitas vezes é necessário estudar como eram esses seres vivos que existiam no passado. Mas como estudá-los se não existem mais? Uma das maneiras é por meio do estudo dos fosseis.
Os fosseis são restos ou vestígios de seres vivos que foram conservados ao longo do tempo. Os fosseis permitem os cientistas realizar estudos sobre a forma; o clima e a época em que determinadas espécies reinaram, entre outras informações, o ramo da ciências que estuda os fósseis é chamado paleontologia, e o cientista que se dedica a esse estudo é chamado paleontólogo.
COMO PODEMOS OBSERVAR NA IMAGEM ABAIXO:[pic 1]
[pic 2]
(Mês dos dinossauros em SP) (Torres Vedras: Fósseis de dinossauros em exposição)
CONHECENDO OS DINOSSAUROS
Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozóica, conhecida por isso como Era dos Grandes Répteis. Esta era durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. Os dinossauros surgiram há aproximadamente 220 milhões de anos, e dominaram o planeta durante toda a Era Mesozóica.
Pré-históricos, já que naquela época não havia nem indícios de um possível surgimento do ser humano, os dinossauros faziam parte do grupo dos répteis, apesar de serem muito diferentes dos répteis que nós conhecemos hoje. A palavra “dinossauro”, aliás, significa “lagarto terrível”.
Pesando, na maioria dos casos, toneladas, os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e de insetos. Tinham uma grande dificuldade de deslocamento em função de seu peso.
A TEORIA DA EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS
Os eventos que levaram os dinossauros e outras espécies de seres vivos à extinção ainda não tiveram a sua causa explicada pelos estudos científicos, porém, há algumas teorias que tentam explicar o caso, que ainda é um mistério.[pic 3]
A teoria mais aceita para explicar a extinção dos dinossauros é a que defende a queda de um asteróide na região do atual México, no período Cretáceo.
OS TRICERÁTOPS
O Tricerátops é uma das espécies mais famosas de dinossauro. Com sua maior característica, os três chifres na cabeça, ficou conhecido e identificado no cinema como o inimigo do Tiranossauro Rex. [pic 4]
O Tricerátops foi um dinossauro herbívoro que se deslocava sobre as quatro patas e é pertencente à família dos ceratopsídeos. Esta família é caracterizada por seus animais que possuíam grandes chifres na cabeça.
O primeiro Tricerátops foi descoberto em 1888, em Denver, nos Estados Unidos. Esta espécie de dinossauro viveu no período Cretáceo, era Mesozóica, há aproximadamente 66 milhões de anos na região a qual hoje denominamos como América do Norte.
Era um grande animal que chegava a pesar até cinco toneladas, possuindo até nove metros de comprimento e 3,5 m de altura. Na linguagem científica recebeu o nome de Triceratops horridus.
Esse animal apresentava uma estrutura corporal muito forte. Não bastasse o fato de que viviam em bandos, o que os proporcionava mais segurança no combate a seus predadores, eram dotados de grande força física e chifres afiados. Possuía uma cabeça muito grande e extremamente caracterizada pela força. Seus hábitos alimentares faziam com que fossem dotados de maxilares laterais e bochechas fortes. [pic 5]
Mesmo como herbívoros, seus dentes eram muito afiados e um bico curvado na ponta da boca, o que indica que provavelmente se alimentavam de plantas muito duras e resistentes. A cabeça do Tricerátops, além de dotada de mecanismos que o favoreciam em seus hábitos alimentares, também constituía um grande elemento de defesa.
Esse dinossauro era detentor de uma couraça que circulava sua cabeça, mas os principais elementos eram os chifres. O Tricerátops foi o maior dos dinossauros herbívoros que possuíam chifres, os quais apontavam sobre os olhos e sobre o nariz do animal. Os chifres do Tricerátops são as principais características desse animal que atraem o interesse dos pesquisadores. [pic 6]
...