PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
Por: 20202626 • 8/1/2016 • Trabalho acadêmico • 1.776 Palavras (8 Páginas) • 283 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL
MARIA SÔNIA ALVES DE LIMA
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
Caruaru/PE
2015/2
MARIA SÔNIA ALVES DE LIMA
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, VIII semestre, para as disciplinas de: Gestão Social; Oficina de Formação: Pesquisa Social; Serviço Social e Terceiro Setor; TCC.
Professores: Maria Angela Santini; Valquíria Apª. Dias Caprioli; Clarice Kerkamp.
Caruaru/PE
2015/2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................05
CONCLUSÃO............................................................................................................07
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................................08
- INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir trata-se de uma reflexão sobre a “prática profissional do Serviço Social. Então, nas próximas páginas busca-se fazer um diagnóstico sobre como funciona a prática da profissão na sociedade atual, envolvendo assim, todos os seus aspectos como por exemplos: suas demandas atuais, os avanços que a carreira já sofreu e principalmente sobre a construção da identidade que se forma profissionalmente ao longo de todo o curso, tomando como base a gestão social, a pesquisa social e do terceiro setor.
Atualmente, a prática profissional não deve ser analisada isoladamente, e sim como uma grande importância para as ações articuladas e interdisciplinares, uma vez que, tudo no mundo ao qual vivemos está de alguma formar interligado. Deste modo, o tema é amplo e de muita importância, já que, se aprofunda de maneira bem intensa no curso de Serviço Social e por conseguinte na prática da carreira profissional.
Portanto, abordaremos nas linhas do desenvolvimento a seguir sobre a prática profissional do Assistente Social, como este profissional age, o que ele faz, como funciona sua rotina, enfim, o que o profissional de serviço social exerce em cada área. E, desde já, sabe-se que a atuação do assistente social na sociedade brasileira é de modo direto, ou seja, ele realmente atua presenciando as situações ao qual se propõe a trabalhar, mantendo-se próximo ao usuário.
- DESENVOLVIMENTO
Ao refletirmos sobre a prática da profissão do assistente social na sociedade brasileira, percebe-se que este profissional facilita o acesso da população às informações e às ações educativas, porém, esses são apenas alguns exemplos de atuação deste profissional, uma vez que existem vários outros campos em que o assistente social pode atuar.
No exercício da Profissão, segundo o Parágrafo Único da Lei 8.662/93, Art. 4º, “compete ao Assistente Social: a elaboração, implementação, execução e avaliação das políticas sociais junto aos órgãos de administração pública e privada e organizações populares; bem como a coordenação e execução de programas e projetos no âmbito de atuação do Serviço Social”, dentre outros. Sendo Vedado qualquer exercício em benefício próprio da profissão.
A assistência social tem como foco a coletividade, ou seja, busca integrar todos os indivíduos na sociedade a que pertence, dessa forma, o assistente social atua para diminuir as desigualdades sociais, e para que isso possa acontecer é necessário que exista uma análise das situações para que assim possa surgir propostas de mudanças que possam amparar ou até mesmo mudar completamente a situação em questão, no que assegura a lei, o assistente social atua no amparo a todos sem nenhum tipo de exclusão.
A atuação do assistente social na sociedade brasileira é de modo direto, ou seja, ele atua presenciando as situações ao qual se propõe a trabalhar, mantendo-se próximo ao usuário. Deste modo, ele é um profissional capaz de desenvolver trabalhos nas mais diferentes áreas de atuação, sendo atividade públicas governamentais ou públicas não governamentais e privadas. Alguns exemplos das áreas em questão e o como o profissional atua:
Assistência – o profissional acompanha alguma situação de perto tendo que analisar e acompanhar durante um período, trata-se de uma espécie de supervisão; família – o profissional atua no auxílio ou intermediação, na busca e na resolução dos problemas que aparecem no âmbito familiar, algumas vezes a família precisa de proteção ou de orientação para enfrentar certas situações; saúde – os profissional desenvolve os projetos voltados para a área da saúde como por exemplo, projetos de conscientização em relação à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis ou campanha para distribuição de remédios, tratamentos, etc.; educação – o profissional cria e implementa programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, seleciona os estudantes beneficiários, e também pode-se tomar como exemplo de atuação do mesmo neste setor as palestrar e eventos sociais que são realizadas nas escolas ou em ambientes que busquem passar algum conhecimento para estudantes ou apenas para pessoas que estejam interessadas em saber sobre o assunto proposto; reabilitação – o profissional que se dedica a trabalhar em clínicas de reabilitação e ONG’s, fazem acompanhamentos aos usuários que estão em tratamento para se recuperar de algum vício, que geralmente são vícios em substâncias químicas; lazer – o profissional trabalha na elaboração e realização de projetos sociais que buscam apenas exprimir algum tipo de diversão para certo grupo social, ou para todos, algum evento que lhes permitam desfrutar de alguma forma de lazer; sistema penitenciário – o profissional faz visitar, observações, criar projetos para a integração desse indivíduo entre outros tipos de projeto; trabalho (empresas) – o profissional gerencia programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para os funcionários, implanta programas de benefícios sociais ao trabalhador e sua família, orienta o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas. Ainda há outras áreas em que o profissional pode atuar.
...