Primeira Avaliação De Sociologia
Por: Thiago Vinícius • 3/5/2017 • Trabalho acadêmico • 522 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
Primeira Avaliação De Sociologia
Secretariado / UFPE – 2017.1
Alunos: Eveline Kirvania e Thiago Vinícius
1. Relacione, em Kuhn, a noção de paradigma como fonte de referências e promessa de sucesso, com a analogia do quebra-cabeça. (2,5)
- O Paradigma oferece referências para que as pesquisas resultem no seu fortalecimento e não na ruptura. Os cientistas trabalham e pesquisam até os limites impostos, ou seja, seguem tarefas de "limpeza" e solucionam "quebra-cabeças". Como diz Kuhn: “A ciência normal não tem como objetivo trazer à tona novas espécies de fenômeno; na verdade, aqueles que não se ajustam aos limites do paradigma frequentemente nem são vistos.” E isso não significa que a ciência normal não seja importante. Dessa maneira uma parte da natureza está sendo profundamente estudada, contribuindo para a credibilidade e relevância do paradigma. Com isso, concluímos que o problemas na ciência normal é, na verdade, olhar de uma nova maneira o que já tinha se concretizado.
2. Fale sobre contexto histórico em que surgiu a sociologia. (2,5)
- O termo sociologia foi criado por Augusto Comte e a ciência em si surgiu por volta dos séculos XVIII e XIX com as grandes transformações políticas, econômicas e sociais da época no continente europeu. As revoluções industrial e francesa estavam juntas no processo de instalação de uma sociedade capitalista. No caso da industrial, temos a máquina a vapor, que potencializou o crescimento das fábricas. Transformou pequenos artesãos, que cultivavam nas suas próprias terras, em simples trabalhadores, além de admitir mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, ganhando salários muito pequenos. Já na revolução francesa, a monarquia absolutista entrou em colapso e grandes massas sociais, como burgueses e camponeses, introduziram ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, mudando a estrutura social, a política e a economia da França – e posteriormente influenciaram toda a Europa. Com isso, os primeiros sociólogos queria entender como as mudanças na urbanização e nas relações econômicas passaram a influenciar no pensamento da sociedade.
3. O que é o problema do viés em pesquisa sociológica? (2,5)
- Problema de viés pode ser considerado todo e qualquer erro diferencial em pesquisas, seja por fontes duvidosas e por desvios no foco da pesquisa. O mesmo se torna um problema quando enfraquece uma associação de fatos que pode ser a chave que daria resposta ao caso estudado. Na sociologia, por exemplo, pode se tornar um problema quando, em um estudo de caso, ocorre algum vazamento ou fatos que não são verdadeiros, como a manipulação de indivíduos por meio da mídia.
4. Na correlação existente, por exemplo, entre grau de educação atingido e sucesso ocupacional, cite dois outros fatores (um do lado da variável “grau de educação”, outro do lado da variável “sucesso ocupacional”) que teriam influência sobre tal correlação. (2,5)
- Dentro dessa vertente, podemos citar a introdução de um indivíduo a outra língua, logo na educação infantil, como: inglês, espanhol ou francês. Se o mesmo prossegue no exercício da língua, ele pode usar o fato de já ter proximidade com o idioma e se especializar mais, podendo ser um profissional bilíngue ou poliglota. Concluindo que seu sucesso ocupacional pode lhe dar um diferencial no mercado de trabalho.
...