RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Prati Donaduzzi - Laboratório de Microbiologia
Por: Patricia Calheiro • 8/8/2018 • Monografia • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 536 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM BIOCIÊNCIAS
CURSO TÉCNICO DE FARMÁCIA
MAICON LUIS LECHINHOSKI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO:
Prati Donaduzzi - Laboratório de Microbiologia
TOLEDO/PR
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 INICIO DO ESTÁGIO 4
2 LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA 4
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA 4
3 INFRA-ESTRUTURA FÍSICA 4
3.1 RECURSOS MATERIAIS 4
3.2 RECURSOS HUMANOS 5
4 BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE QUALIDADE 6
4.1 SEGURANÇA LABORATORIAL 6
4.2 CONTROLE DE QUALIDADE 7
4.2.1 Procedimento Operacional Padrão (POP) 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A indústria farmacêutica Prati Donaduzzi foi construída com dedicação total objetivando a qualidade de seus medicamentos, a valorização das pessoas, a ética e seriedade.
Hoje a empresa é destaque na produção de medicamentos genéricos, sendo a maior fornecedora para órgãos públicos no Brasil, além de investir constantemente e de forma crescente em infraestrutura, capacitação profissional, pesquisa, desenvolvimento e inovação para a ampliação da sua linha de produtos.
O estágio do Curso Técnico de Farmácia foi realizado na indústria farmacêutica Prati Donaduzzi mais especificamente no Laboratório de Microbiologia no período de abril a junho de 2018. Onde foi possível observar as competências técnicas e de gestão através da interação com profissionais da empresa e atividades práticas, agregando assim conhecimento sistêmico e vivencial sobre a Indústria.
1 INICIO DO ESTÁGIO
A fase inicial do estágio compreendeu etapas importantes, que permitiram a compreensão e a aquisição de competências necessárias para a realização das atividades pertencentes ao Laboratório de Microbiologia.
2 LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
- Elaborar e viabilizar normas para coleta, conservação e transporte de materiais utilizados na indústria;
- Estabelecer e executar rotinas microbiológicas, dentro dos padrões técnico-científicos vigentes, que permitam o isolamento e identificação dos principais agentes infecciosos, por gênero e, se possível, por espécie;
- Determinar a sensibilidade às drogas antimicrobianas;
- Efetuar o controle de qualidade de suas atividades e dos processos de esterilização;
- Divulgar e implementar normas de biossegurança;
- Executar outras atividades afins de natureza não rotineira e de relevância em determinadas situações como, por exemplo, estudos microbiológicos de materiais inanimados, portadores, desinfetantes, etc.
3 INFRA-ESTRUTURA FÍSICA
3.1 RECURSOS MATERIAIS
Os equipamentos utilizados na indústria farmacêutica Prati Donaduzzi para funcionamento do laboratório de microbiologia consistem em:
- Estufa Bacteriológica
- Forno de Pasteur
- Autoclave
- Microscópio Binocular
- Centrifugador de Baixa Rotação
- Homogeneizador
- Banho-Maria de pequena dimensão
- Destilador para água
- Balança para tarar tubos
- Balança comum com uma ou duas casas decimais
- Bico de Bunsen
- Geladeira
- Capela de Fluxo Laminar
- Microscópio Estereoscópico
- Congelador (-20oc Ou -70oc)
- Bomba de Vácuo para Filtração com Membranas
- Potenciômetro
- Balança Analítica
3.2 RECURSOS HUMANOS
- A supervisão técnico-científica do laboratório de microbiologia está a cargo de um profissional de nível superior, especializado em microbiologia em tempo integral.
- A equipe responsável pelo trabalho no laboratório deve ter formação básica em microbiologia e experiência prática relevante antes de ser autorizado a executar o trabalho abrangido pelo escopo analítico microbiológico.
- Descrições atualizadas do trabalho são disponibilizadas para todo o pessoal envolvido nos testes ou calibrações, validações e verificações. Os laboratórios mantem registros de todo o pessoal técnico, descrevendo as suas qualificações, treinamento e experiência.
- A competência é monitorada continuamente com previsão de reciclagem quando necessário. Quando um método ou técnica não é de uso constante, pode ser necessário a verificação do desempenho do pessoal previamente à realização dos ensaios. Em algumas situações é aceitável relatar a competência para a realização de uma técnica geral ou instrumento utilizado ao invés de métodos específicos.
- A equipe é ser treinada em procedimentos necessários para a contenção de micro-organismos dentro das instalações do laboratório.
4 BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE QUALIDADE
O laboratório de microbiologia da empresa Prati Donaduzzi é considerado uma estrutura prestadora de serviços farmacêuticos e, portanto, está constantemente envolvido em manejo de riscos. Este é estabelecido para evitar e reduzir ao mínimo as possibilidades de acidentes ou práticas de alto risco que potencialmente podem causar dano tanto aos funcionários como aos clientes dos produtos comercializados. Sendo assim o manejo de risco deve garantir não somente um ambiente de trabalho seguro, mas também condições adequadas para que os clientes que utilizam dos produtos da indústria possam obter resultados confiáveis. Dessa forma o manejo de risco tem como objetivo a implantação de práticas de segurança laboratorial e de controle de qualidade dos serviços.
...