Relatório ou Resumo de Atividade Complementar
Por: roniellyjones • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 778 Visualizações
Relatório ou Resumo de Atividade Complementar
Nome: SAMANDA JOELICA SILVA MONTEIRO | RA: 428395 |
E-mail: samandajoelica@hotmail.com | Data: 24/10/16 |
Curso: SERVIÇO SOCIAL | Série: 8º |
RELATÓRIO OU RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA
PLANO DE INTERVENÇÃO
1.DADOS DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE:
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS foi inaugurado no Município de Tabuleiro do Norte no dia 30 de agosto de 2011, inscrito no CNPJ: 07.891.682/0001-19, situado a Rua: Manoel Franklin, nº 4996, centro. E é um órgão vinculado à Secretaria da Ação Social da Prefeitura de Tabuleiro do Norte-CE, tendo como representante legal a Primeira Dama e Secretária Municipal Elisabete Freitas Maia.
Com uma população aproximada de 30 mil habitantes, o município está inserido no Pequeno Porte II, no âmbito da Proteção Social Especial (PSE) de Média Complexidade que requer acompanhamento especializado, individualizado, continuado e articulado com a rede, seu objetivo principal é contribuir para a prevenção de agravamentos e potencialização de recursos para o confrontamento de situação que envolvam risco pessoal e/ou social, violência, fragilização e rompimento de vínculos familiares, comunitários e/ou sociais.
2.DADOS DO PROJETO
2.1 Título do Projeto
As várias formas de violência contra a mulher.
2.2 Local e desenvolvimento das atividades
CREAS- Tabuleiro do Norte-Ceará.
2.3 Área de abrangência
Município de Tabuleiro do Norte-Ceará. Alunos das escolas municipais, dos ensinos fundamental e médio e moradores e/ou frequentadores das ruas do centro da cidade.
3. Problema Diagnosticado
Depois de algumas conversas informais, com homens e mulheres com idade média de 30 anos, ficou entendido que uma grande parte da população conhece que a violência contra a mulher é só a violência física. Isso foi o ponto de partida para elaboração desse projeto.
4. Objetivo Geral
Levar informação ao maior número de pessoas possíveis, sobre o tema: As várias formas de violência contra a mulher.
4.1 Objetivos Específicos
- Informar ao público alvo quais os vários tipos de violência que existe contra a mulher.
- Mostrar para a mulher que sofreu, sofre ou venha a sofrer algum dos tipos de violência contra a mulher, onde e como ela pode buscar ajuda.
- Mostrar para o homem que pratica a violência contra a mulher, a lei que ampara a mulher e as penalidades que ele por ventura possa vir a sofrer.
5. Justificativa
A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema.
A partir das leituras acerca do tema que escolhemos, realizamos uma pesquisa informal com dez homens, com uma faixa etária entre 25 e 40 anos, com diferentes profissões e fizemos a seguinte pergunta: O que você entende por violência contra mulher? E todos os dez responderam que era quando o homem batia na mulher.
A partir daí nasceu a nossa inquietação em mostrar para a parte da sociedade que é desconhecedora do conteúdo da Lei Maria da Penha, que violência contra mulher não é só bater.
Esse trabalho é voltado para o esclarecimento do homem que violenta mulheres, mas muito mais para que a mulher violentada conheça os seus direitos e saiba onde e como procurar ajuda.
6. Público-Alvo / Beneficiário
Comunidade do Município de Tabuleiro do Norte-Ceará, especificamente os moradores e/ou frequentadores do bairro centro, onde será executado o projeto, e alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas do município.
7. Descrição do espaço físico e dos recursos institucionais, físicos, materiais e
humanos necessários para o desenvolvimento das atividades.
- Caminhada pelas ruas do centro da cidade de Tabuleiro do Norte-Ceará.
- Panfletagem
- Informações no carro de som
7. 1 Relação de Atividades e datas de execução
Num primeiro momento foi feita uma leitura da tipificação dos serviços socioassistenciais na política da assistência social (resolução CNAS, 109/2009), passando a se entender como são efetivadas e organizadas as ações dentro do equipamento social- CREAS. Depois um levantamento de dados da demanda de usuários que tiveram seus direitos violados, no tocante a violência contra a mulher, no CREAS de Tabuleiro do Norte-Ceará. Foi feita uma pesquisa informal para nortear a nossa justificativa. (Pesquisa essa que foi supracitada). A execução do projeto acontecerá no dia 18 de maio de 2016.
8.Parceiros Técnicos / Financeiros
Nosso maior parceiro é a Secretaria da Ação Social de Tabuleiro do Norte-Ceará, no serviço do CREAS, quando permitiu a prática do estágio, e apoio para a elaboração do projeto, nos dando total apoio técnico na pessoa da Assistente Social que nos acompanhou e também nos dando apoio financeiro para execução do projeto no tocante ao carro de som que será usado na caminhada, no momento da execução do projeto.
9. Produtos dos Projetos
Panfletos informativos sobre os vários tipos de violência contra a mulher e onde e como a mesma pode buscar ajuda.
10. Impactos Esperados
Desmistificar a ideia cultural da sociedade, de que violência contra a mulher é só física.
11. Cronograma
Escolha do tema do Projeto 7 a 10 de março de 2016
Levantamento de dados sobre o tema 11 a 28 de março de 2016
Leitura da Tipificação do CREAS 29 de março a 4 de abril de 2016
Construção do Projeto 5 de abril a 9 de maio de 2016
Revisão do Projeto 10 de maio a 17 de maio de 2016
Aplicação do Projeto 18 de maio de 2016
12. Investimentos (orçamento simplificado)
...