Relatório sobre a observação realizada no espaço Escolar
Por: belinha58 • 22/3/2016 • Relatório de pesquisa • 2.785 Palavras (12 Páginas) • 1.072 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO FINAL
Estágio I – Relatório sobre a observação realizada no espaço Escolar
- Nome do Aluno: Lucy Miranda ramos
- Dados da Escola em que realizou a observação:
- Nome:EMEF Luiza Levina Aparecida Borges
- Endereço: Rua Honorato Gonçalves Teixeira, 205
- Bairro: Jardim Cruzeiro do Sul
- Cidade:São José dos Campos
- Estado: São Paulo
- Telefone: 39661569
- Instituição Pública (X ) Instituição Privada ( )
Nesta etapa você relatará suas impressões sobre a realidade vivenciada e observada no Estágio realizado no espaço escolar.
- A INFRAESTRUTURA E A ORIGANIZAÇÃO DO MEIO ESCOLAR
- A EMEF Luzia Levina está localizada na zona sul, num bairro de periferia da cidade de São José dos Campos, A escola atende a alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental. O local é tranquilo e arborizado, sem ruídos externos que possam interferir n as atividades escolares.
- Todas as salas possuem ventilação adequada e são bem iluminadas. A lousa é branca e o mobiliário atende plenamente as necessidades dos alunos. As salas possuem, também, data show. O prédio conta com secretaria; sala de direção, onde ficam a diretora e o assistente de direção; sala de orientação pedagógica,; sala de orientação educacional; sala de professores; sala de reuniões, onde acontecem os HTCs; sala de recursos; sala de recuperação intensiva; sala do laboratório de aprendizagem; sala de leitura; laboratório de informática (18 computadores); quadra e refeitório. São quinze salas de aula, onde são atendidos pela manhã os alunos dos 6º ao 9° anos e à tarde os alunos do 1º ao 5º ano. O Prédio, ainda, conta com seis banheiros femininos e seis banheiros masculinos, sendo que dois são adaptados para deficientes, de uso exclusivo dos alunos; três banheiros femininos e dois banheiros masculinos para uso dos funcionários. A escola tem a disposição os seguintes equipamentos: Duas TVs de LED, caixas de som ,amplificador com microfone ( para eventos e atividades)
- A SME está implantando, de forma gradativa, a Escola Interativa em todas as 46 unidades escolares da rede, sendo que a EMEF Luzia Levina será inserida no projeto no ano de 2016. Todos os professores da rede receberam notebook em 2013.
- EU NO MEIO – O CONTATO COM ATIVIDADES NA ESCOLA E COM A COMUNIDADE ESCOLAR
- A escola conta com 33 professores para atender 1015 alunos. A equipe gestora é composta por uma diretora, um assistente de direção, uma orientadora educacional e uma orientadora pedagógica. Na parte administrativa, na secretaria, trabalham um secretário de escola, dois assistentes administrativos e um estagiário; a escola, também, conta com duas cozinheiras e três auxiliares de cozinha; conta, também, com cinco auxiliares de limpeza e um vigilante, todos esses terceirizados. As classes, três classes de 1º anos contam com o apoio de estagiárias, assim como alunos com deficiência, num total de dois.
- Na escola, as reuniões pedagógicas acontecem durante o Horário de Trabalho Coletivo (HTC) semanal, todas as 3ªs e 5ªs, perfazendo um total de cinco horas semanais em período contrário ao das aulas. As reuniões com os pais dos alunos ocorrem de forma bimestral para a entrega dos boletins contendo as médias dos mesmos, tais reuniões acontecem por sala de aula. A escola possui Conselho de Escola, composto por professores, direção, pais, funcionários e alunos e suas reuniões são bimestrais, na parte da noite.
- A equipe de direção e os professores me receberam de maneira bem amistosa e cordial, inclusive se colocando à disposição em tudo que eu precisasse. Os alunos são bem receptivos e interessados
- Participei junto à diretora de alguns atendimentos, nos casos de pedidos de vagas, fui encarregada de orientar os solicitantes como funciona o processo. Observei que muitos desconheciam o site da SME e que poderiam acessar a fila de espera por vagas. Sentei com os pais no computador e mostrei como pode ser feito o acompanhamento.
Acompanhei duas entradas e saída de período e pude perceber que existem poucos veículos e transporte escolar trazendo alunos para a escola, pois a grande maioria dos alunos mora nas redondezas. Primeiro entram os menores (1º e 2 º anos) que vão se posicionando em uma área destinada à eles. Depois entram os maiores e formam filas. No horário do recreio, primeiro saem os menores, o mesmo tem duração de 20 minutos, mas os alunos da 1ª série contam com um tempo extra de 10 minutos. A merenda escolar é servida em balcão térmico, onde os próprios alunos se servem. Na saída, seguem o mesmo procedimento, os menores saem primeiro, logo em seguida os maiores. Participei das atividades da sala de leitura com os alunos dos 3ºs anos. Foi contada a história: Menina bonita de laço de fita, de Ana Maria Machado, com o objetivo de valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e entender e valorizar a identidade da criança negra. A história foi contada através de dramatização, a professora era a narradora, uma aluna era a menina e eu fui o coelho. Depois fizemos uma roda de conversa onde foram feitas algumas provocações, para que os alunos refletissem e se posicionassem sobre a questão da discriminação racial e da valorização da cultura africana. No Laboratório de Informática, acompanhei as turmas dos 4ºs anos e a atividade proposta foi sobre a formação do povo brasileiro. Os alunos assistiram essa vídeo aula: e depois fizeram a seguinte atividade: no Power Point:
- EU NO MEIO – O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E A ROTINA ESCOLAR
- O Projeto Político Pedagógico é um documento que caracteriza cada unidade escolar da Rede de Ensino Municipal como única, na medida que, contempla os objetivos comuns de uma educação inclusiva, sustentável e tecnológicas de todos os envolvidos.
Nos dois HTCs em que participei, as discussões geraram em torno do tema: “ Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar: Democracia e Sustentabilidade”. Desde o início do ano letivo de 2015, o PPP tem sido discutido com todas as equipes de direção e professores, nas escolas. A conclusão do PPP será em final de novembro e se percebe que ele é fruto de uma verdadeira construção coletiva, com a participação de toda comunidade escolar. No primeiro HTC, o princípio norteador apresentado foi o Acesso e Permanência e as algumas sugestões foram discutidas: Ampliação da oferta de vagas da Educação Infantil, objetivando a universalização do ensino; aumento do atendimento em tempo integral; aumento do atendimento educacional especializado para alunos deficientes e ampliar o diálogo das escolas com a Rede de Apoio (CRAS/CREAS, CAPs Infantil, Conselho Tutelar, CMDCA e Secretaria de Saúde.). No segundo HTC, contamos com a presença da equipe pedagógica da SME e os formadores da FUNDUNESP, que acompanham todo o trabalho de construção do PPP, junto aos gestores, nas escolas. Nessa reunião, o princípio norteador abordado foi Participação e Gestão Democrática, que tem como premissa o envolvimento e o compromisso efetivo de vários segmentos da comunidade escolar. As contribuições do grupo foram as seguintes: Eleição unificada para Conselhos de Escola; a formação dos conselheiros de escola; formação de grêmios estudantis; formação dos grêmios estudantis e Regimento Escolar.
...