Resenha Crítica Tempos Modernos Charlie Chaplin
Por: scauanic • 23/6/2021 • Resenha • 387 Palavras (2 Páginas) • 1.308 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
RESENHA CRÍTICA
TEMPOS MODERNOS – CHARLIE CHALPIN
O filme “Tempos modernos” de Charlie Chaplin e suas críticas voltadas as condições de trabalho na época da revolução industrial em meados do final do século XVIII, trás um grande marco para a era do cinema. Com um toque de comédia, Chaplin retrata o dia a dia de um funcionário em plena revolução industrial, onde as maquinas a vapor e o fordismo/taylorismo se encontram em maior contraste nessa fase da história.
Chaplin faz de certa forma, uma crítica ao sistema capitalista da época, e demonstra em diversos momentos a luta dos trabalhadores para tentar mudar seus direitos, por meio de greves e passeatas. Com isso, vemos também a resistência da polícia a lidar com determinada atitude dos trabalhadores, onde encavaram como rebeldia e acabavam prendendo os líderes desses movimentos, tal fato acabou acontecendo com o personagem principal.
Apesar dos cenários no filme serem montados e não muito fiel a realidade (em quesitos de limpeza e organização) algumas críticas ficam explicitas. Haviam condições precárias, sem direitos básicos como por exemplo: ter um local adequado para almoço, respeitar a ergonomia e os limites dos funcionários, fazendo-os trabalhar em uma rotina exaustiva e monótona, era claro também a relação autoritária dos chefes ao lidar com os funcionários, ato que infelizmente ainda vemos em nossa sociedade atual. Muitas situações ainda hoje são evidentes nas grandes e pequenas indústrias. Onde os donos e líderes parecem aumentar ainda mais a produção afim de obter lucros, não ligando para capacidade de seus funcionários de cumprir tamanha demanda.
Em determinados momentos é notória a limitação na gestão do processo produtivo, onde for algumas falhas de Chaplin ao parar de executar seu trabalho, faz com que toda a fábrica pare também, deixando claro a reação em cadeia de cada atividade executada.
Chaplin traz ao cinema grandes cenas que marcaram a existência do filme, como quando entra dentro das maquinas e rola entre as grandes engrenagens, sendo literalmente consumido por elas. Percebe-se então, que mesmo dentro das máquinas Chaplin ignora a situação e continua executando seus movimentos de sua função repetidamente, deixando claro sua exaustão. Outro assunto a ser abordado com tal cena, é a falta de segurança em que os funcionários eram expostos na época, explicando o porquê de dessa época ser considerada um marco em questão de saúde e segurança dos trabalhadores.
...