Resenha congresso luso brasileiro
Por: Camila Schuck • 26/9/2016 • Resenha • 441 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
A SOCIOLOGIA E O MOVIMENTO DE ACESSO ABERTO: OS DESAFIOS[a] DA REVISTA CIENTÍFICA NORUS - NOVOS RUMOS SOCIOLÓGICOS NOS ANOS DE 2013/14
Autores: Camila Botelho Schuck/UFPEL/e-mail: camila.seer@gmail.com; Leandro Stachovski Garcia/UFPEL/e-mail: leandrostachovski@gmail.com.
Resumo: A Revista NORUS - Novos Rumos Sociológicos pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, Brasil), teve o início de seu trabalho no ano de 2012 sob coordenação do Professor Dr. Pedro Robertt e da Professora Dra. Elaine da Silveira Leite. Como resultado, em 2013 lançou seu primeiro Dossiê de Sociologia Econômica e das Finanças, contando com artigos de pesquisadores nacionais e internacionais. Com intuito de disponibilizar artigos e resenhas sobre os novos conhecimentos sociológicos a mesma aderiu pelo “sistema[b]”de dossiê, o qual é organizado por pesquisadores de instituições de diversos países, reunindo os artigos mais relevantes da área para serem publicados em uma edição. Tendo em vista a suma importância do movimento de acesso aberto no Brasil, a NORUS atua de forma consciente que o sistema open access por possuir cada vez mais uso, tem provocado uma súbita diferença quanto às publicações no meio científico assim como previa Mueller (2006, p. 27): “[...]este movimento representa enorme desafio para a comunidade científica, à medida que, quanto mais amplo o seu sucesso, mais radical será a mudança provocada no sistema tradicional”. É visível que o acesso aberto é um movimento que decorre não somente de um determinado processo histórico, bem como dos atuais processos tecnológicos, como Ortellado vem a corroborar: “O movimento pelo acesso aberto à literatura científica tem raízes antigas nos valores normativos da ciência e mais recentes nos novos processos econômicos e tecnológicos que abalaram as estruturas da comunicação científica”. Porém, a NORUS, assim como outras revistas da UFPEL, decorrente desse processo de liberação do conhecimento científica e da necessidade de uma padronização da informação institucional, concebe certas dificuldades onde muitas necessidades da revista não são suportadas pelo sistema Open Access. O presente trabalho pretende não só situar a NORUS dentro do panorama do movimento de acesso aberto, mas apresentar as dificuldades que o movimento impõe no que concerne aos problemas do sistema.
Palavras-chave: Sociologia. Acesso aberto[c]. Conhecimento científico. NORUS.
REFERÊNCIAS:
- MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica eo movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 27-38, 2006.
- ORTELLADO, Pablo. As políticas nacionais de acesso à informação científica| National policies for access to scientific information. LIINC em Revista, v. 4, n. 2, 2008.
P.S.: Resumo com até 500 palavras/ Envio até 31 de maio.
...