Resumo Expandido
Por: Josilene Chaves • 7/5/2019 • Bibliografia • 6.192 Palavras (25 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................
2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO.........................
2.2 ANALISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS...................................................
2.3 ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA...................................................................
2.4 ANALISE DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO..................................
2.5 ENTREVISTA COM O SUPERVISOR DE CAMPO.....................................
2.6 OBSERVAÇÃO NAS AULAS DE MATEMATICA.........................................
2.7 ELABORAÇÃO DE PROJETO: O USO DA HISTORIA DA MATEMATICA COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMATICA.....................
3 CONCLUSÃO........................................................................................................
4 REFERENCIAS......................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
O componente curricular de estágio obrigatório em matemática tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar e proporcionar a prática das teorias construídas no ambiente acadêmico. O material trata sobre a realização do relatório final do estágio realizado.
Na escola Estadual Professora Celia Maria Naglis foi realizado o estágio obrigatório, no período do dia 13 de setembro a 22 de setembro. As atividades de estagio envolvidas aconteceram primeiramente através da apresentação do estagiário no ambiente de estagio logo após, foi colhida informações sobre o campo que continham dados de identificação, foram analisados documentos oficiais, a constituição federal de 1988 e a LDB 9394/96,o relatório também apresenta uma análise do projeto político pedagógico, uma entrevista direcionada ao supervisor de campo, um conjunto de quatro diários de observação um para cada turma observada do ensino fundamental onde foi possível realizar algumas reflexões acerca do ensino, e também contém um projeto voltado ao ensino da história da matemática como recurso de aprendizagem.
Os resultados obtidos com a conclusão do estágio foi ter possibilitado uma maior interação prática com o curso escolhido, saindo daquele contexto apenas teórico. Este momento trouxe uma bagagem maior de conhecimento, através das pesquisas realizadas, do contato com pessoas mais experientes e com documentos importantes.
DESENVOLVIMENTO
daDOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTAGIO
A escola onde ocorreu a realização do estágio é a Escola Estadual Professora Célia Maria Naglis, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande, na rua Baguari do Bairro moreninha três. O órgão mantedor é o Estadual. O horário de funcionamento escolar é nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os níveis de ensino ofertado pela escola é o fundamental 1 (anos iniciais 1º ao 5º ano), Ensino Fundamental 2 (anos finais 6º ao 9º ano), AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem – Ensino Fundamental 2 (idade 15 a 17 anos).
As turmas observadas durante o período de estagio foram o 6°, 7°, 8° e 9° ano do ensino fundamental, para cada turma quatro aulas foram assistidas. A professora regente de matemática é a mesma para as quatro turmas do ensino fundamental, professora Eunice Teles C. Nemet. Durante o período de estagio foi observado a parte física e material da escola, analisado os documentos oficiais, o projeto político pedagógico, e também foi realizada uma entrevista com o supervisor de campo buscando responder algumas questões relacionadas ao ensino da matemática. Durante os períodos de observações em sala foi possível realizar uma análise bem profunda das aulas.
ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS
Toda educação que acontece no sistema educacional estão demarcadas pela Constituição Federal de 1988 e são confirmados na Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96.
Com base nessas leis é garantido o direito a igualdade de condições de acesso ao ensino, liberdade de aprender e ensinar, gratuidade e qualidade do ensino público, valorização dos profissionais da educação e uma gestão democrática.
É dever da União à coordenação de toda política nacional da educação, assim como é dever do Estado organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais de seu sistema de ensino, garantir educação básica gratuita (pré – escola, ensino fundamental e médio), atendimento especializados a portadores de necessidades especiais preferencialmente na rede regular de ensino, oferta Toda educação que acontece no sistema escolar, seus princípios e fins estão baseados na de ensino noturno regular, entre outros. Cabe aos municípios organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais de seu sistema de ensino, baixar normas complementares, autorizar, credenciar e supervisionar estabelecimentos, etc.
Os municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil, enquanto que o Estado e Distrito Federal no ensino fundamental e médio.
A educação escolar compõe-se de:
I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
II - educação superior.
Entende-se por educação básica a etapa que tem início na educação infantil e vai até o ensino médio.
O ensino fundamental é uma etapa obrigatória da educação básica e dever do Estado, a não oferta ou oferta de forma irregular acarretará em responsabilidade de seus agentes, sua duração é de nove anos iniciando aos seis anos de idade, tem como objetivo a formação básica do cidadão. O ensino fundamental pode ser desdobrado em ciclos.
...