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Shyntesis - Appiah

Por:   •  19/8/2016  •  Abstract  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

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SYNTHESIS: FOR RACIAL IDENTITIES “Speaking of Civilizations”, Anthony Appiah

- Analise do termo raça nos termos socio históricos. Reconstrucao da visao socio histórica sobre as identidades raciais.

- 1911: raça ja nao era bem vista enquanto um conceito biológico

- critica a visao de du bois: sua proposição de falar sobre civilizações ao invés de falar sobre raça acaba não substituindo a noçao biologica mas apenas escondendo-a

- du bois: os laços de parentesco entre indivíduos de certo grupo varia com ancestrais que eles tem em comum com varios outros grupos. Mas a real essencia do parentesco não está nos traços fisicos e nem na cor da pele mas sim na herança social da escravidão, as discriminações e insultos, e essa herança conecta não apenas a Africa mas tambem a asia e os mares do sul. → approach enganador, Segundo appiah

Racial Identity and Racial Identification

- Critica Jefferson e Arnold: é errôneo segundo appiah utilizar a noçao de raça para identificar pessoas com uma essencia compartilhada

          _ a categoria “africanos”, depois pensados enquanto “negroes”, foi aplicada por pessoas que consideravam que a Africa tinha muitos aspectos culturais, sociais, intelectuais e religioso comuns, mais comuns do que na verdade era

          _ escravidao se tornou racializado no periodo colonial sendo identificados enquanto africanos

          _ se seguirmos a as mudanças de nomeacao de cor dos africanos para negros, depois raça de cor, preto, afro Americano estaremos traçando a historia das categorizações mas tambem a historia de seus efeitos. Em algum momento dessa historia, tanto aqueles nomeados brancos quanto os negros, em suas comunidades, começaram a se “inserir” e fazer uso dessas categorias. O mesmo acontece com a classificacao “orientais”. → se a ancestralidade desses indivíduos se tornou conhecida, a maioria das pessoas colocaram-os sob a classificação/nomeação/identificação errada

- Existem pelo menos três objetos socioculturais nos eua: pretos, brancos e orientais. Esses objetos são históricos: para se identificar todos os membros dessas raças ao longo do tempo, não se pode buscar um único criterio que se aplique igualmente sempre. Tem-se desde o começo ate hoje em dia, no coraçao do Sistema, uma regra que poucos disputariam ate hoje em dia: quando ambos os pais são de uma mesma raça, a criança pertence a mesma raça dos pais.

          _ os criterios se modificam

- uma vez que as classificações raciais são aplicadas as pessoas, ideias ao que elas se referem passam a ter consequencias sociais mas tambem psicológicas.

          _ essas ideias moldam o jeito como as pessoas concebem elas mesmas e moldam seus projetos

          _ classificações podem moldar o que o autor chama de “identificações”: o processo pelo qual um individuo molda intencionalmente seus projetos – incluindo os planos de vida e a concepcao de bom – atraves das referencias de classificações e identidades disponíveis

- Ian Hacking: “dynamic nominalism” – diferentes tipos de seres humanos e atitudes se relacionam com nossa invencao de categorias que acabam por rotula-los

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