Sociologia 2 - Interacionismo simbólico, etnometodologia, fenomenologia, ação social, relação social
Por: Alessandra Ribeiro • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 4.567 Palavras (19 Páginas) • 776 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciência Sociais
Graduação em Relações Internacionais
TRABALHO FINAL DE SOCIOLOGIA II |
Alessandra Ribeiro de Souza
Belo Horizonte
2015
Alessandra Ribeiro de Souza
TRABALHO FINAL DE SOCIOLOGIA II |
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de créditos para a disciplina de Sociologia II do curso de graduação em Relações Internacionais da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. |
Orientador: Professor Victor Mourão |
Belo Horizonte
2015
RESUMO
As resenhas críticas abordam as perspectivas teóricas do Interacionismo simbólico, da Etnometodologia e da Fenomenologia assim como o reflexo dessas teorias na vida cotidiana. Tais resenhas tratam da consolidação, pressupostos centrais e contribuições ao campo da Sociologia contemporânea. O Interacionismo simbólico é um conceito da sociologia que considera de suma importância as influências que são geradas pelas atitudes e ações de todos os indivíduos na interação social. Já a Etnometodologia pretende responder como os autores sociais objetivam resolver situações sociais, problemas de ordem, cada grupo aciona conhecimentos práticos de senso comum para constituir a ordem social. Para a Fenomenologia o fundamental é compreender a realidade social a partir de um membro comum de tal grupo social. É a partir disso que se consegue obter conhecimento sociológico, pesquisas e etc. Para entender uma realidade social, é necessário entender como as pessoas que estão inseridas nessa reladiade se comportam e levam sua vida (cotidiano, etc).
Palavras-chave: Interacionismo simbólico, etnometodologia, fenomenologia, ação social, relação social
ABSTRACT
The critical reviews address the theoretical perspectives of the symbolic interactionism, the Ethnomethodology and Phenomenology as well as the reflection of these theories in everyday life. Such reviews dealing with consolidation, central assumptions and contributions to the field of contemporary sociology. Symbolic Interactionism is a concept of sociology which considers very important the influences that are generated by the attitudes and actions of all individuals in social interaction. Already Ethnomethodology aims to answer how social authors aim to solve social situations, problems of order, each group triggers practical knowledge of common sense to form the social order. For phenomenology the key is to understand the social reality from an ordinary member of that social group. It is from this that one can obtain sociological knowledge, research and etc. To understand social reality, it is necessary to understand how people are embedded in this reladiade behave and live their lives (daily, etc.).
Keywords: Symbolic Interacionism, Ethnomethodology, Phenomenology, social action, social relationship
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO - A NATUREZA DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE HEBERT BLUMER
2 SÍNTESE E COMENTÁRIO CRÍTICO - INTERACIONISMO SIMBÓLICO
3 INTRODUÇÃO - A ETNOMETODOLOGIA
4 SÍNTESE E COMENTÁRIO CRÍTICO - ETNOMETODOLOGIA
5 INTRODUÇÃO - FENOMENOLOGIA E RELAÇÕES SOCIAIS
6 SÍNTESE E COMENTÁRIO CRÍTICO - FENOMENOLOGIA E RELAÇÕES SOCIAIS
REFERÊNCIAS
1 )INTRODUÇÃO - A NATUREZA DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE HEBERT BLUMER
O Interacionismo simbólico é um conceito da sociologia que considera de suma importância as influências que são geradas pelas atitudes e ações de todos os indivíduos na interação social. Atitudes essas que são fundamentadas em conhecimentos adquiridos ao longo da vida, por meio de instituições, e até mesmo no dia-a-dia.
O enfoque principal do Interacionismo simbólico é nos processos de interação social e ação social, caracterizada por uma orientação imediatamente recíproca - ao passo que o exame desses processos se baseia num conceito específico de interação que privilegia o caráter simbolico da ação social.
A proposta teória básica se fundamenta em três importantes pilares:
• Ênfase microssociologia internacional em detrimento da macroestrutural;
• Ênfase na perspectiva da ação voluntária em detrimento dos fatores estruturais que se impõem e limitam a conduta humana;
• Ênfase nos fenômenos de imediaticidade interpessoal nas relações de sociabilidade;
Pretendo com essa resenha crítica, adquirir conhecimentos sólidos sobre o Interacionismo Simbólico de Hebert Blumer, a fim de conhecer e dominar conceitos, termos e pressupostos de tal teorias dando destaque, ainda, para compreender o modelo interpretativo dos fenômenos sociais.
2) SÍNTESE E COMENTÁRIO CRÍTICO - INTERACIONISMO SIMBÓLICo
Interacionismo simbólico é um conceito que se baseia nos significados proporcionados aos homens e que são totalmente fundamentais para analisar os seus possíveis comportamentos. Se por ventura, esse significado for ignorado será falsificação sobre o comportamento.
O Interacionismo simbólico permeia por três premissas:
1. Os seres humanos agem em relação ao mundo fundamentando-se nos significados que este lhes oferece, estes elementos abrangem tudo o que é possível ao homem observar em seu universo – objetos físicos e instruções, ideais norteadores e atividades alheias;
2. Os significados sendo fruto das interações sociais que se mantém entre as pessoas;
3. Os significados são manipulados por um processo interpretativo, utilizado pela pessoa ao se relacionar aos elementos que esta tem contato.
...