TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  7/9/2015  •  Ensaio  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Ҩ Relatório dos grupos – Dia 09/11/13

1 – Partidos políticos

O grupo falou sobre as influências dos meios externos que a política sofre que, consequentemente, influencia na sociedade. Exemplos dessa influência de meios externos são principalmente todos os meios de comunicação social como a mídia, as ONG’s e etc.
Fortalecendo a tese de Webber, utilizaram como exemplo a TV globo que apoiando o PT, só passa imagens de apoio ao partido, positivas, como se não houvesse erro algum, ou nada de errado; fazendo a população ficar alienada com uma falsa e incompleta demonstração do que realmente é por meio de uma manipulação. Foi citado também sobre a candidatura do humorista Tiririca que foi um os deputados federais mais votados pela população, que inicialmente não apresenta qualificação alguma para seu cargo, entretanto, por conta do seu carisma foi eleito. Demonstrando mais uma vez a manipulação que a população sofre, afetando, assim, à classe mais desfavorecida. Parte do grupo indentificou os exemplos mais com a teoria de Marx, entretanto, a maioria concordou ser mais parecida com a de Weber.

2- Privatização e Soberania

O grupo falou sobre a capitalização, principalmente no Brasil, que vem modificando os modos de governo e a tendência do sistema capitalista.
Foi citado como exemplo, a questão do Pré-Sal que sendo uma das maiores fontes do capital do Brasil, tende a seguir os “passos” do sistema capitalista.
Falaram também sobre os governos que passando por dificuldades econômicas, optaram pela privatização e acabaram que, mesmo sendo ajudados, se tornaram mal vistos, de acordoo com a concepção de um enriquecimento dessas empresas privadas.
Por fim, quanto à soberania, afirmaram que os sistemas de espionagens feitos pelos EUA, acabam ferindo a ideia de soberania dos Estados, visto que, esse conceito se dá quando o Estado não tem influência, nem é “subordinado” de um outro.

3- Estado de Exceção (Meu Grupo de Apresentação <3 )

Focamos no “empresariamento urbano” . Que são intervenções pontuais, capazes de estimular uma renovação urbana e aburguesamento em diferentes áreas da cidade.
Perceptível por meio dos mega-eventos que serão realizados na cidade do RJ, onde o governo não mede esforços para passar uma boa imagem do país, para os demais países. Onde só há planejamento para intervenções urbanas e democracia apenas para o capital. Sendo que o próprio país não oferece suporte na infraestrutura, onde a saúde e educação estão beirando a precariedade. OOnde flexibilização e desregulamentação são palavra chaves para o capitalismo e neoliberalismo. Formando assim, uma “CIDADE EXCEÇÃO”.

Ҩ Livro – PAG 113

1- Não necessariamente. Manter os indivíduos em Estado de exceção, conforme afirma o texto, é retirar dos cidadãos os seus direitos civis. Entretanto, é uma medida de prevenção, que deve ser utilizada excepcionalmente pelo governo, em casos de extrema necessidade.

2- Sim. O aumento do corpo de segurança nas ruas e investimento na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (87.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com