Trabalho de Antropologia
Por: isabela1237 • 21/3/2017 • Resenha • 573 Palavras (3 Páginas) • 376 Visualizações
Trabalho de Antropoligia
1. Qual a pergunta da qual partiram os primeiros antropólogos na época em que a Ciência do Homem está se constituindo?
O pensamento antropológico começa a surgir no início das Grandes Navegações, século XIV e XV, com o contato com novos povos e culturas. De certa forma a pergunta fundante do pensamento antropológico foi feita pelo navegador Marco Polo: “Como povos tão parecidos (fisicamente e biologicamente) podem constituir culturas tão diversas?”. A busca pela resposta norteia boa parte dos estudos acerca da formação cultural dos homens.
2. Quais as duas respostas que marcaram a polêmica a partir da qual a Antropologia se constituiu como ciência?
A polêmica surge com duas linhas de pensamento adversas sobre a evolução antropológica; as abordagens unilateral e multilateral apareceram em resposta aos primeiros questionamentos de Marco Polo. No século XIX, a Europa vivia sob a perspectiva do evolucionismo unilinear de Charles Darwin; entendia-se que todas as civilizações passariam pelos mesmos estágios de evolução cultural: selvageria, barbárie e civilização. E então o etnocentrismo se acentuava com o estabelecimento de uma hierarquia cultural, onde a Europa sempre estaria em vantagem em relação às demais culturas, que aplica a teoria da evolução na culturalidade. É uma teoria idealista, tendo como ideal o europeu, sua sociedade e tecnologia. Já no século XX, a corrente de pensamento conhecida como evolucionismo multilinear, reconhecerá que cada cultura é distinta uma da outra e que cada uma, à sua maneira, segue seu caminho respondendo às necessidade que lhe convém. Cada realidade passa a ser estudada como uma realidade independente.
3. Resuma as teses (estão na apresentação em PP) do Determinismo Racial (Poligenismo).
Poligenismo é uma teoria sobre as origens dos humanos, fundamentada na ideia de que a humanidade teve diversas origens biológicas. As raças eram divididas por espécies biológicas diferentes, e hierarquizadas por ordem natural de superior a inferior. A teoria acredita que no caso de miscigenação de raças provocaria uma redução de qualidade das raças formadoras, como a perda de física, moral, intelectual e civilizacional. As diferenças físicas deviam-se a diferença comportamental de cada raça, dessa forma cada raça teria sua característica intelectual, moral e civilizacional expressada em particularidades corporais. Sendo assim, o poligenismo acreditava que as escolhas do ser humano estavam ligadas ao código genético, como por exemplo, uma pessoa gostar de bolo de chocolate, essa característica era determinada pelo seus genes.
4. No que as teses acima se diferenciam das propostas dos antropólogos evolucionistas?
As teses poligenistas diferem de ambas as correntes do evolucionismo, uma vez que este não acredita na existência de diferentes raças/espécies mas sim que estão em fases de evolução. Uma exemplificação do poligenismo é como se os africanos fossem descendentes dos macacos, como seres atrasados de baixa capacidade mental. Já no evolucionismo é como se a Europa fosse superior à África por estar em um estado de evolução de civilização maior.
5. Por que se pode dizer, hoje, que as teses poligenistas são falsidades científicas?
Uma atual pesquisa arqueológica e genotípica mostra que todos descendemos de uma população de Homo sapiens sapiens em comum, que se originou na África cerca de 120 a 100.000 anos. Todos os seres humanos no planeta possuem as mesmas qualidades e a mesma capacidade intelectual. Diferenças "externas" (fenotípicas) sapiens sapiens pode ser atribuído a várias interações entre constituição genética comum e adaptações locais para ambientes específicos. Mas é claro que as diferenças são dadas a um nível fenotípico e não no nível genotípico. Internamente "somos todos iguais."
...