Trajetória Histórica Brasileira:Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das politicas sociais e do desenvolvimento do serviço social
Por: Gleycyelle Silva • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 178 Visualizações
Trajetória Histórica Brasileira:Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das politicas sociais e do desenvolvimento do serviço social
PIRAPORA
2013
Trajetória Histórica Brasileira :Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das politicas sociais e do desenvolvimento do serviço social
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina :Estatística e Indicadores Sociais,Economia Politica, Psicologia Social e Fundamento Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social.
Prof°Clarice Kernkamp, Prof°Sérgio Góes, Prof°Marílucia Ricieri, Prof°Paulo Sérgio Aragão.
PIRAPORA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------1
DESENVOLVIMENTO--------------------------------------------------------------------------2
CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------5
REFERÊNCIAS ----------------------------------------------------------------------------------6
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar um conteúdo referente aos tipos das expressões da questão social no surgimento do serviço social, sobre o tratamento da questão social no brasil e se ainda hoje continua da mesma maneira.
Fala tambem dessas expressões na atualidade se existe uma relação concreta entre as refrações da questão social no passado e no presente e exemplificar quais são, e ainda fala como a população se manifesta contra essas expressões na sociedade hoje.
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DESENVOLVIMENTO
EXPRESSOES DA QUESTAO SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
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O Serviço Social passar a existir como profissão na divisão social e técnica do trabalho, sua prática profissional se dá na esfera do enfrentamento das mazelas da questão social, que se ultrajaram no Brasil a partir dos anos de 30, com o incremento da forma de produção capitalista. Ou seja, “o nascimento do Serviço Social como profissão na sociedade brasileira, seu assalariamento e a profissão de um espaço na divisão social e técnica do trabalho, assim, como a estruturação de seu mercado de trabalho particular é
resultado de analogias históricas, sociais, políticas e econômicas que moldam sua precisão social e deliberam os seus usuários.” (Yazbek, 2006: 124)
A questão social é muitas vezes olhada como um artefato do serviço social, o significado da questão social está pertinente com o sistema capitalista de produção, ou seja, o modo como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Portanto, o capitalismo dá ascendência a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.
Apesar disso, levando em conta a magnitude do significado de questão social, permanece em um debate se a questão social pode ser parte de uma só profissão.
Assim sendo, para ver a questão social como parte do serviço social é sucinto fazer uma escolha das duas coisas: ou se abandona a magnitude conceptual da questão social, ou o Serviço Social volta a ter uma função fundamental de agir nas alterações e variações da sociedade.
A QUESTAO SOCIAL NO INICIO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL, E AGORA , É DA MESMA FORMA?
O Serviço Social no Brasil se põe, desde a década de 30, como uma particularização da questão social. A profissão, interna e externamente, padece as extensões das alterações da mesma, enquanto, expressão organizada e representação dos processos de alienação, antagonismo, desigualdade, discriminação e injustiça social atuais nas formas de ser e passar a existir do capitalismo na sociedade brasileira.
Nesse processo internaliza apegos e compreensões de mundo, determina e intercambia informação e aprendizados, luta ou se afeiçoa às envelhecidas ou novas figuras de enfrentamento da questão social pelo Estado, pelas classes sociais e pelo conjunto da sociedade.
Nos primórdios da profissão a questão social era vista e tratada como questão moral, religiosa, inseparável à natureza desajustada e patológica dos indivíduos e grupos sociais com os quais conservava afinidades profissionais.
A partir do Movimento de Conceituação e, principalmente, depois da dacada de 80, a questão social passa a ser apreciada como expressão dos incompatibilidade e dessemelhanças da sociedade capitalista
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