5 S A Teoria
Casos: 5 S A Teoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samnaty • 28/9/2013 • 1.436 Palavras (6 Páginas) • 423 Visualizações
PROGRAMA 5 S
O programa 5S foi desenvolvido pelas empresas japonesas. Caracteriza-se como um recurso prático e objetivo de programa de qualidade que, mesmo não tendo sido adotado pela Organização, o funcionário prestativo poderá introduzi-lo no seu cotidiano, apresentando exemplos e sugestões para melhorias no ambiente de trabalho.
Esse programa é composto de cinco palavras de origem japonesa, todas iniciadas pela a letra S;
Sieri – Senso de utilização e organização: descartar o que não apresenta utilidade e eliminar o que é supérfluo; manter somente objetos e informações que sejam de fato uteis à organização e ao trabalho.(Anexo 1); (anexo 1.1)
Seiton– Senso de arrumação e ordem: organizar; colocar as coisas em ordem; arrumar tudo em seu devido lugar.(anexo 2)
Seiso – Senso de limpeza; manter limpo o ambiente de trabalho e os equipamentos.(anexo 3)
Seiktsu – Senso de saúde e conservação: preocupar-se; cuidar e manter todas as condições de trabalho favoráveis à saúde física e mental; trabalhar com alegria e satisfação.(anexo 4)
Shitsuke – Senso de disciplina consciente, autodisciplina: desenvolvimento e manutenção da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.(anexo 5)
5S - O QUE É
O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.
A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S.
Seiri - Senso de Utilização
Seiton - Senso de Ordenação
Seisou - Senso de Limpeza
Seiketsu - Senso de Saúde
Shitsuke - Senso de Autodisciplina
O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. No Brasil, alguns “S” foram traduzidos usando palavras variadas.
Com isso, o 5S gerou resultados diferentes de um para outro local. A tradução que adotamos é uma das mais praticadas, graças ao trabalho feito pela Fundação Christiano Ottoni (FCO), em empresas e escolas, a partir da década de 90. É tradução adequada a qualquer lugar onde se vive, por não usar expressões exclusivas do meio empresarial.
Observando os métodos de gestão e o potencial das pessoas em variados ambientes, sentimos que, devidamente entendido e apresentado, o 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstância. Com isso, o 5S que praticamos hoje é mais humano do que quando começou a ser divulgado no Brasil, nos anos 1980. Seus princípios são semelhantes aos princípios da vida.
O 5S naturalmente Senso de Utilização Desenvolver a noção da utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é.
Destinar cada coisa para onde possa ser útil. O organismo de qualquer ser vivo faz isso. É a planta sugando do solo os nutrientes de que precisa, é o sistema digestivo dos animais absorvendo o que o organismo precisa, separando do que não precisa.
Senso de Ordenação Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa.
As plantas mandam os nutrientes para os galhos, as folhas, flores, frutos, do mesmo modo que nosso sistema vascular alimenta todo nosso corpo. Senso de Limpeza É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir.
Cascas e folhas são eliminadas pela planta quando já cumpriram sua função. Nosso organismo se limpa no suor, na respiração, nas fezes e na urina e em muitas outras formas de se manter, de se livrar das toxinas e excessos.
5S - O QUE É?
Senso de Saúde
Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.Todos os organismos das plantas e dos animais se dedicam sempre para manter sua integridade, sua saúde.
Senso de Autodisciplina
Autogestão, cada um se cuidando, adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável.
Plantas e animais se cuidam de forma natural. Nascem, crescem, se reproduzem,morrem. Não precisamos mandar uma planta praticar sua fotossíntese e nem a um gato que cuide de seu pêlo.
Se o 5S é uma coisa natural, por que devemos insistir em aprender a praticá-lo?
Devemos ensinar o tão natural 5S exatamente porque a vida do ser humano não é assim tão natural. Temos tanta tecnologia, conhecimentos, cultura, valores, tantos recursos artificiais descobertos, aperfeiçoados ou inventados pela humanidade, que não é mais possível utilizá-los sem aprendizado e treinamento.
Ora, muitos recursos não adiantam nada se não soubermos utilizá-los, ordená-los,limpá-los, conservá-los e, finalmente, descartá-los ou reciclá-los quando chegar a hora.
Neste nossa vida tão cheia de novidades e oportunidades, é o 5S que vai nos mostrar como melhor aproveitá-las para a Qualidade de Vida. Qualidade de Vida para a humanidade e, sobretudo, para o sistema biológico, do qual fazemos parte e sem o qual não podemos viver.
A IMPORTÂNCIA DO 5S PARA AS EMPRESAS
Se sua empresa busca acompanhar as mudanças da economia mundial, ela precisa buscar também o aumento de produtividade e redução de custos através de uma manufatura enxuta e ambiente adequado de trabalho.
A implantação do 5S, irá resultar em melhorias de qualidade, organização e otimização em qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte.
O programa 5S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. Trata-se de uma filosofia, de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados e bem estar proporcionando condições para uma maior produtividade.
Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, e na reorganização de suas indústrias, melhorando a produção
...