A Análise do Covid-19 na Colômbia
Por: Millena_s02 • 5/5/2020 • Trabalho acadêmico • 420 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Universidade Católica de Brasília
Disciplina: Estudos de Direitos Humanos
Professor: Gabriela Borges
Alunos: Amanda Feitosa, Letícia Maria e Millena Isabel
O Covid-19 é um vírus que era desconhecido antes da epidemia que se iniciou na China em dezembro de 2019, segundo a Organização Mundial da Saúde, e por se tratar de um vírus altamente contagioso, ele se espalhou, fazendo com que a doença se manifestasse em mais de 140 países, levando a OMS a declarar situação de Pandemia. E como uma forma de conter esse vírus, a China colocou a cidade de Wuhan em quarentena, e vários outros países tomaram medidas parecidas para evitar um contagio ainda maior.
Essa crise mundial fez com que vários países tomassem medidas preventivas, assim como a Colômbia, que inicialmente fechou suas fronteiras por 14 dias, e apenas para quem havia visitado a Ásia e a Europa num período de 2 semanas anteriores ao aviso. Porém, o presidente Ivan Duque decidiu expandir esse fechamento até dia 30/05, incluindo hoje cidadãos estrangeiros e nacionais, permitindo somente a entrada de alimentos pelos pontos autorizados.
Apesar da Colômbia ter um número muito baixo de infectados em relação aos demais países da região, optaram por dar prioridade à saúde da população e tomar tais medidas para evitar que o vírus se espalhasse pelo país. E uma das medidas mais importantes foi ter fechado a fronteira com a Venezuela, visto que o país vizinho mantém um fluxo de imigração muito ativo com a Colômbia desde o início da sua crise de saúde. Bares e discotecas também foram fechados, e foram proibidas aglomerações com mais de 50 pessoas.
Quanto ao cenário acadêmico, o presidente decidiu que os alunos não teriam mais aulas presenciais, pelo bem da saúde de todos, e instruiu os professores a prepararem atividades virtuais para os alunos. Ele também antecipou as férias para o dia 30/03 até o dia 20/04, e só depois dessa data será decidido, de acordo com o cenário futuro, se o resto do ano letivo será presencial ou virtual.
Dado o exposto, é possível observar que tais medidas, como o fechamento de fronteiras e as quarentenas, são imprescindíveis para a contenção do vírus, visto que ele já tomou proporções mundiais. Atualmente foram confirmados mais de 800 casos na América Latina, menos de 100 deles aconteceram na Colômbia, e essa quantidade menor pode estar relacionada com as medidas preventivas que o país tomou, pois mesmo observando que seu país não fora um dos mais atingidos, o governo enxergou a importância de realizar essa prevenção, para proteger a sua população.
...