A Ciência Como Vocação
Por: Artur Campos • 18/2/2021 • Resenha • 697 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
Resumo: Na obra “Ciência como vocação” de Weber, é baseado em uma palestra dada pelo autor tratando os múltiplos aspectos da escolha de uma carreira acadêmica, desde os critérios de acesso até as exigências da mesma. Sua obra se constrói sobre perguntas que são feitas de forma explicita durante o texto. Sendo assim desenvolve nas resposta argumentos que ao final são amarrados.
A obra se inicia com comparação da Alemanha e os Estados Unidos, criticando ambos, mais ainda os Estados Unidos, com seus critérios burocráticos e apelo ao maior número de alunos como sucesso do professor. Faz tal análise dos Estados Unidos como uma empresa e segue discorrendo sobre a o âmbito dessa transformação cientifica.
“Nos Estados Unidos da América reina, em oposição ao nosso, o sistema burocrático. Desde que inicia a carreira, o jovem cientista recebe um pagamento.
Trata-se de salário modesto que, frequentemente, é apenas igual ao de um
trabalhador semiespecializado. Não obstante, o jovem parte de uma situação
aparentemente estável, pois recebe ordenado fixo. É de regra, entretanto, que se possa despedi-lo, tal como são afastados os assistentes alemães, quando não correspondem às expectativas.” (WEBER,Max1864-1920.pag9.)
A seguir o autor discorre sobre o papel do docente e sua vocação e sobre o fato de ser um chamado esse fator somado a uma inspiração, sendo assim não seria qualquer um capaz de exercer tal atividade. É mister salientar que essa vocação deve ser baseada em um profundo estudo de especialização e auto consciência além de conhecimento de mundo.
Discute a relação entre docência e pesquisa, que nem sempre se encontram num mesmo individuo, e coloca a primeira como dom. A pesquisa pressupõe inspiração, mas também trabalho, método e rigor, e a consciência da impermanência das verdades/descobertas, que estão sempre avançando. Evoca também a falta de sentido nesta atividade ou nos resultados do trabalho, mas coexistindo com a paixão.
“É inútil querer dissimulá-lo. Ora, é também
verdade, por outro lado,
que dentre todas as tarefas pedagógicas, a mais difícil é a
que consiste em expor problemas
científicos de maneira tal que um espírito não
preparado, mas bem-dotado,
possa compreendê-lo e formar uma opinião própria
— o que, para nós, corresponde ao
único êxito decisivo. Ninguém o contestará,
mas não é, de maneira alguma,
o número de ouvintes que dará a solução do
problema. Aquela capacidade depende
— para voltar a nosso tema — de um dom
pessoal e de maneira alguma se
confunde com os conhecimentos científicos de que
seja possuidora uma pessoa”( WEBER,Max1864-1920.pag13)
Weber dotado de um pensamento de que a Ciência tinha função de atingir
...