A Definição Sobre o Plano de Contas
Por: ALEYCE • 28/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.110 Palavras (13 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 1]
PLANO DE CONTAS
Acadêmica: Aleyce Tayne de Oliveira Baquer RA: 181005931-0
Profa.: Marlene M. O. Pilenghy
Disciplina: Contabilidade Introdutória Turma: 0253
Ji-Paraná
2018
Definição sobre o Plano de Contas
Plano de contas é um conjunto de normas que visa estabelecer tudo o que diz respeito as contas a serem adotadas nos registros contábeis de uma empresa. É o ordenamento de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. É necessário demonstrar a todo momento, o titulo da conta,a classificação e sua função, etc...
Toda a empresa deve ter seu próprio Plano de Contas.
Definição de Contas
Contas é um nome técnico que identifica o Componente Patrimonial ou um Componente de Resultado.
Ex.: dinheiro em caixa ( conta caixa) , dinheiro em banco (conta banco) , mercadoria em estoque (conta mercadoria).
Definição de Elenco de Contas
O elenco de contas,são contas utilizadas para registrar os fatos contábeis
Definição do Manual de Contas
PLANO DE CONTAS
1- ATIVO
Ativo é a parte do Balanço Patrimonial que detém os Bens e Direitos da empresa. É um conjunto de contas que identifica onde os recursos foram aplicados.
1.1- CIRCULANTE
Um dos dois grupos principais em que se divide o ativo. É a parte que agrupa dinheiro, e também o que será transformado em dinheiro o mais rápido possível.
São contas que está constantemente em giro,movimento,circulação. Neste é registrado os bens e direitos que a organização consegue transformar em dinheiro até o final do exercício seguinte,também chamado de ( curto prazo ).
1.1.1 - DISPONIBILIDADES
São valores existentes em Caixa,Banco , assim como as aplicações de liquidez imediata. É o que está disponível para empresa utilizar, podendo ser utilizado a qualquer momento.
1.1.1.1- CAIXA GERAL
Caixa é o dinheiro existente na empresa de liquidez imediata,que estará a disposição da empresa, sempre que necessário.
1.1.1.2 - BANCOS C/ MOVIMENTO
Onde são registrados os recursos depositados em contas-correntes de livre movimentação da empresa. Logo o saldo destas contas, pode ser sacado pelo cliente, no todo ou em partes. São contas que a empresa usa para fins de compras ( com cheque ou cartão), vendas ( recebimentos de compras parceladas), empréstimos, etc.
1.1.1.3 - APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMDEDIATA
Representam os investimentos da empresa em títulos de liquidação imediata ( que sejam prontamente conversíveis em dinheiro). São investimentos a curto prazo,pois
assim que a empresa necessitar do dinheiro, ela pode desfazer da aplicação para usá-lo.
1.1.2 - Créditos
São direitos que empresa tem a receber. Crédito da empresa com clientes.
1.1.2.1 – Clientes
É a conta que registra o movimento do cliente que adquiriu a mercadoria a prazo na empresa.
112.101 – Duplicatas a Receber
É a função que controla os valores a receber da empresa,gerados por vendas de mercadoria.
112.102 – (-) Estimativa de perdas no Recebimento de Crédito
Quando a empresa vende a prazo ele corre o risco de receber ou não o dinheiro da mercadoria vendida ao cliente. Certamente, ela não irá receber 100% do valor em haver,ocorrendo assim a inadimplência. Ou seja é o valor estimado pela empresa que não será recebida por maus pagadores. Ex.: cheques sem fundo, cartão de crédito sem saldo, clientes que não pagaram a promissória.
112.103 – Cartões de Crédito a Receber
Cartão de crédito é uma forma de pagamento eletrônico muito utilizado pelas empresas. Esta permite ao consumidor adquirir produtos,para pagar no mês seguinte, credenciados pelas famosas administradoras de cartões.
1.1.2.2 – TÍTULOS A RECEBER
São títulos originários de duplicatas não pagas no vencimento.
112.201 – Cheques a Receber
É o cheque recebido sob o compromisso, de somente ser apresentado ao banco em determinada data.
112.202 – Notas Promissórias a Receber
É um título de crédito que representa uma promessa de pagamento.
1.1.2.3 – ADIANTAMENTOS
Usa-se adiantamento para a aquisição de bens, serviços ou custeio de despesas.
112.301 – Adiantamentos a Fornecedores
O adiantamento a fornecedores ocorre para a aquisição de matérias-primas,mercadorias, imobilizado,prestação de serviço. É garantia do direito que o cliente passa ter para com o fornecedor.
112.302 Adiantamentos a Funcionários
O adiantamento a funcionários ocorre sob aquisição de produtos, no sistema vale-alimentação, vale-farmácia, autorizados pela empresa. Posteriormente,mediante autorização destes,procede ao desconto na folha de pagamento.
1.1.2.4 – TRIBUTOS A RECUPERAR
É o termo usado em impostos pagos no ato da compra de mercadorias. Denomina-se a recuperar pois, quando as mercadorias forem vendidas,este valor pago será reduzido nos impostos a recolher. Assim a empresa pagará a diferença de valor, diminuindo o imposto das compras do imposto das vendas.
1.1.2.5 – OUTROS CRÉDITOS
São contas a receber que não se encaixam nos grupos anteriores,sendo contas de curto prazo, assim como as demais conta do Ativo Circulante.
1.1.3 – INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS
Os investimentos temporários podem ser representados por direitos, como: títulos de crédito,ações,ouro etc. Estes pode ser classificados no ativo circulante como no realizável a longo prazo de acordo com a intenção da empresa. Normalmente as empresas utiliza por excesso de recursos monetários, aplicando em investimentos “especulativos.”
...