A EDUCAÇÃO COMO COLABORADORA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DO SUS: TEORIA E PRÁTICA
Monografias: A EDUCAÇÃO COMO COLABORADORA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DO SUS: TEORIA E PRÁTICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caciasamira • 10/3/2015 • 2.230 Palavras (9 Páginas) • 210 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO
E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
CÁCIA SAMIRA DE SOUSA CAMPOS SANTOS
A EDUCAÇÃO COMO COLABORADORA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DO SUS: TEORIA E PRÁTICA
SÃO LUIS - MA
2013
CÁCIA SAMIRA DE SOUSA CAMPOS SANTOS
A EDUCAÇÃO COMO COLABORADORA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DO SUS: TEORIA E PRÁTICA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
.
Orientadora: Profa. Ms. Márcia Rique Carício
SÃO LUIS - MA
2013
RESUMO
Fazer comentários pessoais sobre a qualidade do artigo lido, como as suas principais conclusões, a importância desse estudo para o desenvolvimento científico e o impacto desse artigo na comunidade. Comentar os problemas metodológicos existentes, como erro na seleção da amostra, vícios ou viés de seleção, erro de aferição ou falta de controle dos fatores de confusão. Ao final procurar qualificar este artigo em termos de excelência e sugerir possíveis outros trabalhos. Vale ressaltar que esta é uma das etapas mais importantes, pois refletirá uma leitura crítica e participativa do artigo e não a sua mera leitura.
PALAVRAS-CHAVE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A saúde se constitui como um dos direitos sociais prioritários, necessidade vital, prevista na Constituição Federal do Brasil (BRASIL, 1988). A implantação do Sistema Único de Saúde - SUS perpassou por um processo que busca oferecer à sociedade, além do acesso aos serviços de saúde, anseia assegurar cidadania aos seus usuários, ou seja, um sistema de saúde que de fato proporcione melhores condições de vida à população (GARCIA, 2013).
Com a criação do SUS, princípios como a universalidade, integralidade e equidade da atenção em saúde, foram afirmados, apontando para uma concepção de saúde que não se reduz à ausência de doença, mas para uma vida com qualidade (BRASIL, 2008).
Em função das necessidades de saúde da população e diante das desigualdades socioeconômicas, percebe-se que permanecem vários desafios na saúde. Nesse sentido, foi criada a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde – HumanizaSUS, que objetiva traduzir os princípios do SUS em modos de operar dos diferentes equipamentos e sujeitos da rede de saúde, ou seja, trazer ao cotidiano profissional os princípios práticos que norteiam esse serviço, de forma a promover trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde (e de sujeitos é mesmo produzir sujeitos???)
De acordo com o Documento base para gestores e trabalhadores do SUS (BRASIL, p.8, 2008), entende-se por humanização:
A valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. Os valores que norteiam essa política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a participação coletiva no processo de gestão
Ciente de problemas relacionados ao despreparo dos profissionais para lidar com a dimensão subjetiva que o atendimento em saúde supõe e as várias dificuldades encontradas no cotidiano do trabalho, tais como, a desvalorização dos trabalhadores de saúde, precarização das relações de trabalho, baixo investimento em processos de educação permanente, pouca participação na gestão dos serviços e o frágil vínculo com os usuários, evidenciou-se a necessidade de uma política que fosse capaz de melhorar o acesso, o acolhimento e a qualidade dos serviços prestados pelo SUS.
Seria importante historiar a PNH e sua implantação no Brasil e no Maranhão
Compreendida a importância da Política Nacional de Humanização, este projeto de intervenção objetiva trazer tais conceitos e princípios ao cotidiano dos trabalhadores do Hospital Universitário Presidente Dutra da Universidade Federal do Maranhão. A proposta é dar um enfoque prático, por meio de um curso de qualificação que seja construído a partir das dificuldades e necessidades relatadas pelos profissionais no cotidiano do seu trabalho, enquanto estratégia de valorização das relações de trabalho e educação permanente, potencializando desde já os preceitos dispostos na PNH. (aqui você não vala na participação do usuário) Fico pensando que seria melhor ficar só com a qualificação dos trabalhadores, o que acha?
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - HUUFMA é um órgão da Administração Pública Federal que tem por finalidade englobar assistência, ensino, pesquisa e extensão na área de saúde e afins. É um hospital de ensino certificado pelo Ministério da Educação - MEC e Ministério da Saúde - MS de acordo com a Portaria Interministerial MEC/MS n° 1.000 de 15 de abril de 2004.
Além disso, é um hospital referência estadual para os procedimentos de alta complexidade nas áreas cardiovascular, traumato-ortopedia,
...