A Etnografia Cine Cultural
Por: Caio Cezar Busani • 26/4/2017 • Ensaio • 583 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
Campos dos Goytacazes, 1 de março de 2013 UENF
Caio Cezar O. Busani Metodologia II
2° Período – C. Sociais Prof. Lilian Sagio
Cine Cultural do CA de Ciências Sociais da UENF
Os culturais organizados pelos diversos “CAs” e pelo DCE da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, tem a intenção de estabelecer uma melhor união entre os alunos da instituição, visando criar um circulo de amizade entre os mesmos, já que devido ao tamanho da universidade, não é de costume estudantes de um prédio terem contato com os de outro prédio. Esses eventos tem, em sua maioria, atrativos de caráter artístico, como musica ao vivo, apresentação de poesia e cenas de teatro, filmes, local de apreciação e discussão sobre o que foi apresentado, alem de comes e bebes que são vendidos para o publico, onde o lucro auxilia as organizações estudantis em seus projetos.
Para este trabalho, participei do Cine Cultural, um cultural que envolve a apresentação de documentários, organizado pelo CA de Ciências Sociais. A estrutura do evento é: começar com a exibição de um documentário, seguido por uma breve explicação sobre a obra por uma pessoa que domine o assunto, o microfone aberto, onde todos os presentes podem contribuir e debater expondo suas idéias, e por fim, um momento mais descontraído com musica ao vivo. Todo o evento aconteceu no pátio do CCH, prédio da área de humanas da universidade.
No primeiro momento, pude perceber que existia um numero considerável de pessoas, dado que o evento não foi amplamente divulgado, utilizando-se apenas de “boca a boca” e redes sociais. A grande maioria das pessoas presentes eram universitários da própria UENF ou da UFF. O documentário do dia foi “Fabricando Tom Zé”, que mostra os bastidores de uma turnê feita por Tom Zé e sua banda na Europa, alem de falar sobre toda à historia do artista, a época de seu anonimato e o momento quando “ressurgiu” na mídia brasileira. Após o filme, o professor Geraldo Timóteo, falou sobre o trabalho e vida do cantor e compositor, elucidando sua genialidade enquanto artista. Alguns poucos presentes quiseram se colocar sobre a obra apresentada, todos concordando a respeito da forma genial como Tom Zé fez, e faz, todo o seu trabalho como cantor e compositor. Logo após o debate, um dos organizadores, Filipe Coutinho, agradeceu a presença de todos e pediu para que no próximo (que iria ocorrer no mês seguinte) as pessoas pudessem comparecer novamente e se possível divulgar o evento. Com isso, começou o show da banda Dedo da Macaca, onde as pessoas puderam apreciar ainda mais musicas, em um clima descontraído e amigável.
...